RESÍDUOS

Seminário apresentará alternativa para resíduos

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 19-11-2019 14:15 | 927
Foto: Reprodução

São Sebastião do Paraíso será sede no próximo dia 5 de dezembro de um seminário que debaterá propostas alternativas para resíduos sólidos. O município estuda a possibilidade de implantação da pirólise para a queima dos resíduos. Conforme a secretária de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges, o evento reunirá especialistas e convidados especiais para apresentação e debate de alternativas para o setor.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semad) a realização do seminário antecede alguns dos trabalhos e ações que estão sendo programadas para 2020. "É um trabalho contínuo e permanente que está sendo realizado. Acabamos de regularizar a questão do ICM"s Ecológico, mas temos de manter o aterro sanitário funcionando dentro das normas exigidas, para isso o consórcio intermunicipal precisa estar ativo e atuante e temos atuado para mantermos esta organização", afirma Yara Borges. Ela destaca que a saída ante os altos custos de manutenção é a gestão regionalizada.

O seminário será realizado no Ceduc. "Receberemos representantes da diretoria de resíduo da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), do Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Gesois) e possivelmente da Funasa", antecipa a secretaria. De acordo com Yara na oportunidade serão debatidas questões sobre como os municípios deverão atuar para a correta destinação dos resíduos sólidos. As cidades consorciadas já estão se preparando desde 2017 para operação conjunta do aterro instalado em Paraíso.

De acordo com a secretária o consórcio pretende implantar um projeto visando reduzir ao máximo o volume de resíduos que irão para o aterro. Para isso uma parte do trabalho é voltada para implantar e ampliar a coleta seletiva. "Teremos também aqui na nossa cidade uma ação efetiva junto a comunidade que acontecerá no San Genaro. Vamos ampliar e intensificar a coleta em alguns bairros estratégicos, objetivando maior adesão da população", observa.

Ainda dentro deste segmento no dia 21 de novembro será realizada uma oficina de compostagem no Parque da Serrinha. A intenção é reunir pessoas que trabalharão com esta proposta em casa, atuando com os rejeitos. Serão passadas instruções inclusive sobre como montar a composteira doméstica.

Para 2020 a Semad anuncia que tem um projeto para tentar implantar no município uma termoelétrica. "A intenção é adotar a pirólise um sistema para incineração de resíduos em alta temperatura. É um sistema que reduz significativamente a quantidade de resíduos e não polui", anuncia Yara Borges. Modelos semelhantes já estão sendo implantados em cidades como Januária e Bento Gonçalves. "É um sistema que exige uma quantidade mínima de resíduos, por isso, precisaremos contar com o material que será coletado nas cidades consorciadas", descreve a secretária.