Posse
Nesta quinta-feira (21/11), acontece na sede social da Santa Casa de Misericórdia, leia-se Clube dos Médicos, às 19h, a Assembleia Geral Extraordinária, para o encerramento das atividades da comissão de intervenção. Será dada posse a nova mesa diretora eleita em 24 de abril deste ano. Foram eleitos Fernando Montans Alvarenga, Provedor; Luiz Pimenta, Vice Provedor Adriano Aparecido de Paula, 1º Tesoureiro; Maria Hortência de Souza, 2ª Tesoureira; Leonardo Diogo, 1º Secretario e Luiz Pessoni, 2º Secretario. A equipe já vem atuando e realizando um trabalho importante para manter de pé uma das mais tradicionais instituições da cidade.
Velocidade
O trânsito em Paraíso inspira cuidados, e a Secretaria municipal de Segurança precisa tomar medidas contundentes para inibir abusos que continuam como antes. É bem verdade que a municipalização desse setor ocorreu há pouco tempo, mas não se vê ação mais decidida para solucionar os problemas, por exemplo, de excessos de velocidade em vias públicas. E nesse balaio estão motociclistas e condutores de outros veículos também.
Desrespeito
Como se não bastasse excessos de velocidade, há também desobediência de motociclistas que abreviam caminho pela contramão, aonde também circulam ciclistas, sem que sejam incomodados. Outro caso sério são condutores que não observam sinal vermelho em semáforos, principalmente de motos e bicicletas, o que é o prenúncio de acidente, mais dia, menos dia.
Insegurança
Esta coluna tem reiteradas vezes mencionado a falta de efetivo da Polícia Civil na área da Delegacia Regional de São Sebastião do Paraíso. Nota divulgada pela assessoria de comunicação do deputado Antonio Carlos Arantes informa que ele teve audiência com o chefe da Polícia Civil, Wagner Pinto de Souza e teria apresentado a carência existente no tocante a delegados, detetives, escrivães. De efeito prático, até o fechamento desta edição, nada foi divulgado. A coluna acha que o deputado Arantes está falando macio demais da conta com o chefe de Polícia.
Empreendedorismo
Na segunda-feira teve início a Semana Global do Empreendedorismo 2019, que tem o Sebrae como um dos fortes apoiadores. A iniciativa visa capacitar os empreendedores por meio de cursos, palestras e workshops para inspirar com histórias e lições de empreendedores de sucesso. A meta também é conectar instituições e pessoas que fomentem um ambiente empreendedor inclusive na região. Paraíso participa do evento com pelo menos duas palestras que ocorrerão durante a semana com renomados especialistas. Depois do case Havaianas realizada ontem no Teatro Municipal, na quinta-feira,21, haverá o Educampo que abordará as tendências e oportunidades do agronegócio, às 19h30 na Faculdade Libertas.
Alferes Fidelis
Esta coluna havia noticiado que as reformas e reparos de um problema de escoamento de águas pluviais na Rua Alfredo Fidelis Marques conforme anunciado pela Prefeitura fora solucionado, depois de meses de espera. Não durou uma semana e as reclamações sobre o serviço, tido como mal feito repercutiram na Câmara. Várias situações de riscos de acidentes foram elencadas. Só falta novamente interditarem o trecho e aguardar mais um ano para uma solução definitiva.
Combustíveis - fiscalização
A promotora de justiça Luciana Bretas Baer instaurou no dia 1.º de novembro e conduz investigação que conta com a participação do Procon Municipal e parceria da Agência Nacional de Petróleo (ANP) objetivando apurar suspeitas de irregularidades na comercialização de combustíveis em São Sebastião do Paraíso. A ação foi motivada por constantes reclamações de consumidores principalmente sobre preços praticados.
Área Azul
A taxa de R$ 10, que vinha sendo cobrada na área azul em Paraíso quando o havia extrapola-mento de tempo, ou seja, quem havia estacionado acabava deixando o veículo estacionado por mais do que estava previsto no bilhete adquirido, foi revogada por decreto do prefeito Walker Américo. O diretor da empresa concessionária do serviço teria atribuído a extinção da cobrança à interferência da Câmara. Com a revogação o condutor do veículo terá direito a duas horas de estacionamento. Se não pagar, será notificado pelo agente para depois estar sujeito à multa.