CURTAS EDIÇÃO 2358

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 23-11-2019 09:36 | 1063
Foto: Reprodução

Empossada
Uma solenidade simples marcou a posse da nova diretoria da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso. Menos pompa e mais ação este é um dos lemas do provedor Fernando Alvarenga que com sua equipe de trabalho, antes atuando na Comissão Interventora já demonstrou a que veio, saneando a instituição que estava com a saúde financeira em estado grave na CTI. As perspectivas são as melhores possíveis a continuar com a mesma seriedade e responsabilidade no trato da causa pública. O lema agora é: evoluir para crescer.

Lembrado
O administrador Adriano Rosa Nascimento que foi o primeiro interventor da Santa Casa em 2017 teve seu nome lembrado e citado várias vezes em agradecimento pelos serviços prestados. Por motivos de algumas discordâncias ele deixou a equipe de intervenção e não pôde comparecer a solenidade de posse por motivo de viagem. Um dos elogios partiu da promotora de Justiça, Manuela de Oliveira Nunes Maranhão Ayres Ferreira que também fez questão de agradecer a cada uma das pessoas que aceitaram o desafio de atuar nesta causa do hospital. Afirmou que não se pode esmorecer e que há muito trabalho pela frente a ser feito para que a Santa Casa possa alcançar o lugar que merece estar e que já está a caminho passo a passo.

Posse
A contar de quinta-feira ,21, a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso tem o prazo de 15 dias para empossar Valdir Donizete do Prado (PSB) suplente do vice-presidente, Ademir Ross, que está com mandato suspenso. No dia 19 de novembro encerrou-se o prazo de 120 dias de afastamento de Ademir que ainda recorre para voltar ao cargo. Como a quarta-feira,20, foi feriado municipal o chamamento do suplente ocorreu no dia seguinte. A posse será em dezembro e até o dia 20 o Legislativo entra em férias. Valdir deve atuar mesmo a partir de fevereiro de 2020.

Convocação
A Câmara Municipal vez por outra tem feito convocações,  principalmente da administração municipal, para prestar esclarecimentos àquela casa. A bola da vez é a secretária de Desenvolvimento Econômico Elcília Paulinelli de Oliveira. A intenção depois que a empresa Ruff Distribuidora de Combustíveis desistiu de vir para Paraíso e optou por ir para Guaxupé é promover o diálogo entre Executivo e Legislativo para esclarecer este tipo de situação. O assunto rendeu dias atrás acusações de que o Município não teria se empenhado tanto para receber a empresa que geraria empregos e renda na comunidade.

Arrecadação
A reclamação dos vereadores é no sentido de questionar o fato de nenhum incentivo ter sido oferecido a empresa que pretendia instalar-se na cidade com previsão de gerar R$ 60 milhões em ICM’s. O vereador Marcelo Morais chegou a se pronunciar reconhecendo que o Município não dispõe de terreno para doação. Em contrapartida ele questiona que outros incentivos poderiam ser ofertados. A empresa estava adquirindo na cidade uma área de quase R$ 1 milhão - em Guaxupé recebeu área de graça com água e luz - e sequer foi oferecida isenção de ISS ou ITI. Mesmo tivesse sido recebido tais incentivos, a doação da área recebida já seria motivo para transferência.

Repúdio
A desistência da vinda da Ruff para Paraíso gerou mais mal estar entre Câmara e Prefeitura. O vereador Vinício Scarano repudiou a fala do prefeito relacionada a essa questão. O legislador disse que continuará trabalhando em prol da cidade e não vai desanimar. Ele reforçou que Paraíso não está preparada para receber novos investimentos. Por fim enfatizou que se a questão não for tratada com a prioridade de quem quer investir em na cidade, ela não conseguirá prosperar e progredir.

Desigual
O presidente da Câmara Lisandro Monteiro lembrou o esforço conjunto com Vinício Scarano para encontrar terrenos disponíveis para aquisição pela empresa, parabenizando a atuação do colega. Já o vereador Luiz de Paula comentou que recentemente esteve no Parque Industrial de Guaxupé, que tem mais de 50 empresas e está bombando de emprego e renda. O fiscal do povo afirma que São Sebastião do Paraíso, além de não trazer novos negócios para a cidade, alguns empreendimentos estão indo embora. As pessoas têm vontade de trabalhar, mas não têm chance. A ida da secretária na Câmara será oportunidade de se conversar frente a frente sobre o assunto.

Outra chance
Passado episódio da empresa que foi para Guaxupé, afirma-se que uma do grupo Herval pretende transferir-se para São Sebastião do Paraíso. Segundo o vereador Marcelo de Morais a intenção dos empreendedores é adquirir uma área de 50 mil m² para gerar 500 empregos diretos. O vereador cita que está tentando incentivo fiscal junto ao Governo do Estado para agilizar a instalação da empresa em Paraíso.

Cafeicultura
O deputado Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar do Café quarta-feira (20/11), durante a 7ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), reuniu-se mais uma vez com o governo de Minas Gerais, Faemg e autoridades da cafeicultura brasileira, para debate sobre política cafeeira e traçar diretrizes para o setor. Ele propõe que seja realizado mensalmente uma reunião com os representantes da cafeicultura de Minas e demais estados produtores, reconhecendo a importância da atividade para a economia do país.

Fechados
Após a visita surpresa de agentes da Receita Estadual acompanhados da Polícia Militar, durante a operação realizada na manhã de quinta-feira,21, em Paraíso, durante todo o dia vários estabelecimentos comerciais na região central da cidade permaneceram com portas fechadas.

Preventivo
A Polícia Militar tem se utilizado de uma forma simples de comunicação, cujos reflexos são positivos. São anotações feitas com que o proprietário ou locador do imóvel, residências, escritórios, estabelecimentos comerciais e industriais  se depara logo de manhã, dando conta que a PM passou pelo local realizando policiamento preventivo, constando dia e horário. Consta ainda se a PM deparou-se ou não, com fato ou situação suspeita. É bom, logo de manhã, se ter a situação de segurança. Iniciativa louvável da PM.