COLETA SELETIVA

Com apoio da Feam, Paraíso está entre 19 cidades que fazem a coleta seletiva

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 27-11-2019 16:16 | 732
 Proposta que será lançada no próximo mês visa ampliar a coleta seletiva em bairros estratégicos do município
Proposta que será lançada no próximo mês visa ampliar a coleta seletiva em bairros estratégicos do município Foto: Arquivo

São Sebastião do Paraíso deverá lançar nos próximos dias campanha de ampliação do programa de coleta seletiva. O município está relacionado entre 19 cidades que estão recebendo apoio técnico da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Ge-sois). O trabalho de capacitação e conscientização foi feito a partir do edital 01/2019, que estabeleceu as regras para seleção das cidades participantes.

Em janeiro deste ano a Feam iniciou em Paraíso um trabalho de apoio técnico com o objetivo de ampliar o programa de coleta seletiva no município. O objetivo do programa segundo o Governo do Estado é a de aprimorar a política de gestão de resíduos. Conforme informações da diretoria de Gestão de Resíduos da Feam, a estruturação da coleta seletiva dos municípios é um fator fundamental para a gestão ambiental, pois torna possível retirar grande parte dos resíduos destinados aos aterros sanitários e direcioná-los à cadeia produtiva.

A inclusão de Paraíso no programa se deu através do cumprimento das condições estabelecidas, sendo uma delas a criação de um consórcio intermunicipal, que tenha o interesse em receber apoio técnico para implantação ou ampliação seu programa de coleta seletiva. Uma comissão avaliadora analisou os documentos apresentados por cada município candidato e avaliou os documentos e informações para validação da inscrição no programa. Embora a meta do plano de trabalho estabeleça a implantação ou ampliação da coleta seletiva será desenvolvido um trabalho no sentido de minimizar a possibilidade de comprometimento no cumprimento da meta estabelecida, uma vez que as comunidades apresentam dinâmicas e celeridades de resposta diferentes às etapas de implantação da Coleta Seletiva.

Uma das primeiras ações desenvolvidas no município na primeira etapa do programa de melhoramento da coleta seletiva foi a criação de um grupo gestor. O núcleo é composto por representantes de vários segmentos da comunidade local. Eles terão a função de desenvolver atividades de planejamento e execução, além de mobilização da sociedade. Entre as metas estabelecidas, um dos objetivos principais é a realização de trabalhos destinados a ampliar o serviço já em andamento pela cidade. As atividades estão sendo realizadas por etapas que vão desde a apresentação de um diagnóstico, já realizado; planejamento físico e financeiro, implantação, monitoramento do setor.

Entre as etapas do projeto está a realização de um seminário para apresentação do diagnóstico e da viabilidade das alternativas propostas para escolha de qual medida será adotada e do planejamento físico e financeiro das ações de mobilização social. Dentro das etapas do processo de ampliação e aprimoramento da coleta seletiva implantada na cidade a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio do Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Gesois), realizou em 23 de outubro no Teatro Municipal Sebastião Furlan, uma reunião para apresentar propostas de melhoria do serviço que já é executado no município. A princípio, os trabalhos serão intensificados nos bairros San Genaro, Vila Formosa e Jardim Planalto.

Das 19 cidades contempladas no termo de parceria, Paraíso fará o lançamento oficial da ampliação da coleta seletiva no dia 5 de dezembro. Outros municípios farão o cumprimento de mais esta etapa do programa até 20 de janeiro de 2020. Além de reforçar e ampliar o atendimento nas cidades que já estão sendo atendidas pelo programa a intenção do projeto é levar esse trabalho para outras regiões de Minas Gerais, expandido a coleta seletiva de resíduos, possibilitando que com isso possa ser ampliada a sustentabilidade da gestão de resíduos sólidos urbanos no estado.