CURTAS EDIÇÃO 2360

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 30-11-2019 09:58 | 735
Foto: Reprodução

Recorrente
Problema recorrente em Paraíso, e parece ser “café sem conserto”, exatamente por falta de fiscalização da Prefeitura, são caçambas para recolhimento de entulhos colocadas em vias públicas, sem a necessária fita refletiva, essencial em termos de segurança, e de uso obrigatório.

Bando
A Polícia Militar prendeu na tarde de sexta-feira em Paraíso, dois homens, uma mulher e um menor, que tentavam aplicar golpe a partir de documento forjado. A intenção seria sacar na agência do Banco do Brasil, R$ 50 mil que na realidade pertencem a um aposentado que reside em Jaú, cidade paulista. Souberam que o valor havia sido depositado, e resolveram trambicar. Um dos integrantes do bando é um homem de 60 anos, que tentaram passar na agência em Paraíso, como o titular da conta em que há o dinheiro. Iria levar uma merreca. São de Ribeirão Preto e numa hora dessas já estão de uniforme cor de laranja, no presídio.

SESC
Mais um ano que termina. A partir de amanhã 1º de dezembro começa a contagem regressiva de 30 dias para o encerramento de 2019 e a novela da implantação do SESC em Paraíso, continua. Para não dizer que não tem novidade, neste momento, a informação é de que o tal projeto que foi feito, refeito, feito de novo agora ficou pronto. Quando será executado não há notícias. Na reunião desta semana entre o deputado Antônio Carlos Arantes e o coordenador jurídico, tributário e legislativo da Fecomércio, Marcelo Morais falou-se em agilizar as obras que nem começaram.

Abandono
Enquanto isso quem adentra as instalações da Praça de Esportes Castelo Branco cedidas para abrigar o SESC Paraíso pode perceber o estado de abandono em que se encontra o local. Nem mesmo uma manutenção básica acontece e por isso o mato cresce e toma conta de instalações, que acumula lixo, sujeira e tem muitos locais servindo de ponto para procriação de animais e proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e outras doenças. Enquanto ninguém assume, o espaço vai sendo degradado pelo tempo e pelo descaso. Um dó para aquele que já foi um dos clubes esportivos mais tradicionais da cidade.

Avançam
Por outro lado, quem passa pela região do Mediterranèe se surpreende com o ritmo das obras de construção dos prédios e demais instalações do Câmpus Paraíso da Ufla. Em cerca de um ano o local foi transformado e vai ganhando forma daquilo que se propõe. A continuar neste andamento, não demora, as primeiras instalações ficarão prontas. Mesmo com os contratempos de retenção de recursos, as dificuldades estão sendo contornadas. É possível imaginar já no primeiro semestre de 2020 a realização do primeiro processo seletivo para os cursos anunciados, com possibilidade de início das aulas no segundo semestre.

Parceria
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, e do Banco do Brasil, Rubem Novaes, assinaram, no início desta semana um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. A iniciativa tem por finalidade poder aumentar o acesso dos pequenos negócios a serviços financeiros e soluções bancárias e sua utilização consciente. As duas organizações também promoverão a educação financeira e realizarão intercâmbio de soluções educacionais para colaboradores do Sebrae e do BB.

Currículo de Minas
Representantes de Paraíso participaram em Belo Horizonte, dos estudos sobre como o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) que será implantado em todas as escolas do Estado. Da Secretaria Municipal de Educação, a secretária Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos e as assessoras pedagógicas, Elenir Novaes e Marília de Souza Neves. Pela 35ª Superintendência Regional de Ensino, Adriana Tolomelli Zanchetta, Sílvia Regina Menossi Amaral e Maria Regina Ricci. O encontro foi para alinhar questões pedagógicas e aprimorar formas de dinamizar a aplicação em sala de aula das diretrizes adotadas no Currículo Referência de Minas Gerais para os alunos do ensino fundamental e infantil.

Enfeites
Por iniciativa da Paróquia de São Judas Tadeu, a comunidade católica da região e demais pessoas está sendo convidada a colaborar com doação de luzes piscantes e enfeites natalinos que serão colocados na praça principal do bairro São Judas Tadeu. Pelo menos neste ano o local ganhará um colorido especial, pois, é um dos lugares onde a ação do poder público não tem alcançado. Oxalá outras lideranças da cidade tivessem o mesmo tipo de iniciativa, com certeza não só a região central, mas outros diferentes pontos de Paraíso poderiam receber os símbolos e as luzes do Natal. Ainda dá tempo até mesmo se fazer um concurso dos melhores points da cidade “arrumados” pela iniciativa pública.

Especial
Por falar em enfeites natalinos a partir de 9 de dezembro o comércio local começará a funcionar em horário especial, esticando o atendimento até às 22 horas e aos sábados até às 18 horas, além de abrir também aos domingos.