CURTAS EDIÇÃO 2361

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 04-12-2019 09:47 | 911
Foto: Reprodução

Empossado
Terminou na noite de segunda-feira a contagem regressiva para a posse de Valdir Donizete do Prado como vereador suplente do então vice-presidente Ademir Ross, que foi afastado do cargo e do exercício das funções no Legislativo. Ele prestou juramento prometendo cumprir o mandato observando as leis e desempenhar as funções que lhe foi confiado e trabalhar pelo progresso da cidade e bem-estar de seu povo. Assim a Câmara volta a contar com 10 integrantes. Os trabalhos do Legislativo devem prosseguir até 16 de dezembro ou poderá se estender até dia 20 antes do recesso de fim de ano e as férias de janeiro.

Da Tribuna
Vaidir fez uso da tribuna e falou de sua alegria em ocupar o cargo, agradecendo o apoio das famílias, dos eleitores e que contará com a colaboração dos nobres pares. Ele falou que ficou 966 dias ausente da política, fez cursos na profissão de corretor de imóveis, que exerce, e encontra-se preparado para contribuir e fazer o que o povo espera. Valdir do Prado pregou a necessidade de um modelo diferente de fazer política dizendo que o mundo mudou e a Câmara também precisa mudar e apontou caminhos que devem ser a partir do diálogo e entendimento.

Rejeitadas
Na sessão a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso foi feita a leitura das correspondências, entre elas o parecer da Comissão de Saúde e Educação. Ela acompanhou o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais que rejeitou as contas do ex-prefeito Rêmolo Aloise, que não atingiu o limite prudencial de investimentos. Os novos desdobramentos serão conhecidos nas próximas sessões e também dependerá de posicionamento do próprio tribunal que poderá aplicar sanções pelo descumprimento das obrigações administrativas.

Tá nem aí ...
Sobre a rejeição de contas por parte do Tribunal de Contas, e mais recente pela Câmara Municipal de Paraíso, alguém acredita que o ex-prefeito Reminho vai em algum momento preocupar-se, perder o sono por isso, sabendo que desde 2007, ação ajuizada contra ele pelo Ministério Público Federal, por trambicar com verbas do SUS no Hospital Sagrado Coração de Jesus, deu em nada? Condenado na Vara da Justiça Federal em São Sebastião do Paraíso, foi também em segunda instância. E continua recorrendo ....

Reforço
Para a Regional de Polícia Civil em Paraíso chegaram cinco investigadores para ajudar a reforçar o atendimento. Pelo que se anuncia vão atuar em São Sebastião do Paraíso, Monte Santo de Minas, Jacuí, São Tomás de Aquino e outras cidades da região. De acordo com o deputado Antônio Carlos Arantes que fez o pedido ao chefe da Polícia Civil, Wagner Pinto de Souza, já é uma melhora, mas não é o suficiente e o parlamentar anuncia que continuará cobrando novos delegados, detetives e escrivães. Também foram designados R$ 500 mil em emenda parlamentar para a regional e trabalha-se para a instalação de uma Delegacia Especializada para Combater Crimes da Zona Rural.

Dezembro Vermelho
A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso aderiu e está participando efetivamente de mais uma campanha de conscientização. O movimento envolve não só os profissionais da instituição que estão sendo mobilizados para participar, como também os pacientes, familiares e demais pessoas que vão até a instituição. Neste mês o trabalho de conscientização é relacionado ao combate à Aids, que no estágio mais avançado, a doença ataca o sistema imunológico, conhecida também por “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”, causada pelo HIV.

Coleta seletiva
Nesta quinta-feira,5, a partir das 8h30 acontecerá no Complexo Esportivo do San Genaro o lançamento da campanha de ampliação da coleta seletiva. A iniciativa abrangerá os bairros Jardim Planalto, Vila Formosa e San Genaro. Quem tem lixo eletrônico, recicláveis ou óleo usado em casa e não sabe onde destinar terá a oportunidade de fazer a entrega durante o evento. Também haverá brincadeiras, distribuição de pipoca, algodão doce e premiação da gincana escolar da coleta seletivo. Além do envolvimento dos estudantes, haverá um trabalho de conscientização de toda a comunidade e entrega do selo às empresas amigos do meio ambiente.

Promete travar
O funcionamento de creches em tempo integral em Paraíso foi tema que voltou ser tratado na Câmara nesta semana. Mães têm o apoio de vereadores na busca de reverter a situação, que, segundo a Prefeitura, foi medida tomada seguindo orientação do Ministério Público. No frigir dos ovos, o vereador Marcelo Morais levantou a bola, e o presidente Lisandro Monteiro, cabeceou. Marcelo sugeriu e Lisandro prometeu não colocar em pauta para análise e votação o orçamento do município para 2020 encaminhado pelo Executivo, leia- prefeito Walker.

Pode acontece...
Ao Jornal do Sudoeste por sua assessoria, o prefeito Walker Américo adiantou que se a Câmara não votar o orçamento, poderá acarretar a paralisação de todos os serviços, e a folha de pagamento não ser empenhada. Lembrou ainda, que a Prefeitura firmou termo de compromisso com o Ministério Público, para atendimento de crianças de seis meses a três anos, que está “procurando atender a todos”.

Multas ambientais
O Governo de Minas lançou na segunda-feira,2, na Cidade Administrativa o Programa Estadual de Conversão de Multas Ambientais. Considerado inédito no país, o programa prevê a conversão de parte de multas ambientais em ações de proteção ao meio ambiente. Ao participar, o infrator terá como compensação inicialmente o perdão de 30% do valor da multa. E dos 70% restantes, terá que pagar metade ao Estado, à vista ou em parcelas, e investir a outra metade em ações ambientais geridas pelo governo. A intenção do projeto é diminuir os passivos ambientais, os processos administrativos de autos de infração e o aumento da arrecadação devido ao incentivo.