O modelo de atuação do Sicredi como sistema cooperativo, além de oferecer soluções financeiras ao associado, permite que ele também possa rentabilizar o capital investido na cooperativa. Nesta semana, mais de R$ 2 milhões em recursos foram creditados na conta capital dos mais de 57 mil associados da Sicredi das Culturas RS, em função dos juros pagos ao capital social, que neste ano foi de 4,50%. Esta porcentagem de juros está de acordo com o Planejamento Estratégico da Cooperativa, deliberada via Conselho de Administração e alinhada com o desejo do associado por meio das Assembleias de Núcleo e Assembleia Geral.
A remuneração é possível pois, enquanto instituição financeira cooperativa, o Sicredi divide os resultados produzidos a cada ano entre os associados e propicia esta rentabilidade sobre o capital que é mantido no Sicredi. “Esta agregação de renda é um dos diferenciais das cooperativas de crédito, no qual os associados já recebem rendimentos ao fazer parte da instituição, além de serem beneficiados com a distribuição de resultado ao final de cada exercício”, ressalta o presidente da Sicredi das Culturas RS/MG Antenor José Vione.
Os associados que desejam verificar o extrato da distribuição dos juros ao capital, bem como sobre o pagamento do Imposto de renda Retido na Fonte, podem acessá-lo através de canais de atendimento do Sicredi como Aplicativo Sicredi e Sicredi Internet ou entrar em contato com seus gerentes, nas agências da Sicredi das Culturas RS/MG.
(por Raíza Goi Borba)