CURTAS EDIÇÃO 2366

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 21-12-2019 10:01 | 1034
Foto: Reprodução

Iluminada
A sede da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso trouxe mais luz natalina para a cidade, com o evento que marcou a chegada do Papai Noel e a inauguração oficial do sistema de iluminação para aquele recinto. O evento foi marcado por atrações e surpresas para a criançada. Em breve pronunciamento, em nome da Casa, o presidente Lisandro Monteiro desejou a todas as famílias um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. “O Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo, é uma data de amor e esperança. E são esses sentimentos que desejamos transmitir a vocês nesse momento”, disse.

A desejar
Tirando a Praça Comendador José Honório (Matriz), e algumas poucas casas e comércio, Paraíso está uma pobreza só em termos de enfeites.  Falta de planejamento, de iniciativa e até mesmo de bom gosto. Itamogi por exemplo, nos últimos anos tem dado um banho e demonstrado que é possível primeiro conservar o que tem e inovar para que a população, não só daquela cidade, mas de toda a região, principalmente os paraisenses em fuga possam desfrutar. Quem não se lembra do primeiro Natal da administração Rêmolo Aloise, a secretária de Cultura e Lazer Cinira Mumic Ribeiro fez decoração de encher os olhos e por toda a cidade.

Década de 70
À guisa de registro histórico, a Praça Comendador José Honório passou a ser iluminada com motivação natalina em 1972, quando do mandato do então prefeito, Luiz Ferreira Calafiori. Ele contou com a habilidade e contribuição do saudoso Agostinho Dias, marceneiro e artesão criativo.

Melhora na Lagoinha
A Prefeitura de Paraíso está procedendo obras de reforma geral na Praça Santa Paula Frassinetti. A Lagoinha, um dos mais tradicionais cartões postais da cidade recebe alguns reparos e serviços de revitalização nos canteiros, calçamento, iluminação, e outros setores. Muita gente reclamou que o local não recebeu sequer uma luzinha de natal. Tempos atrás, questão de meses falava-se numa proposta feita à Copasa para uma completa transformação deste espaço e a resposta era de que a empresa estudava uma contraproposta. Pelo jeito não houve acordo já que os trabalhos estão sendo feitos em conjunto pelas secretarias de Obras e Meio Ambiente do município.

Zona Azul
A partir deste sábado,21, já será possível ter uma noção de como vai ficar o centro da cidade sem a cobrança da zona azul. A questão da rotatividade deixará de existir, mas ainda bem que existem alguns estacionamentos particulares em funcionamento. Este sábado é apenas uma prévia, o termômetro poderá ser sentido mesmo segunda-feira, antevéspera do Natal. Pode até parecer atípica, mas é exatamente nestas épocas fora da normalidade que também se consegue apurar e até planejar o que fazer. Basta os legisladores e administradores colocarem a cabeça para funcionar e mais utilizarem de planos exequíveis para fazer funcionar.

Presente
Moradores do bairro Jardim Coolapa, principalmente das ruas que estão recebendo as obras de recapeamento, consideram o serviço que é realizado neste fim de ano como presente de Natal. Foram anos de luta, reivindicação e espera para um trabalho que seja duradouro pelo menos proporcional ao tempo da espera. Nota-se que em alguns locais é feito o serviço completo com colocação de nova capa, cobrindo toda a via. Já em outros trechos observa-se o tradicional tapa-buracos em que a primeira chuva forte, via de regra, vem e leva. 

Aprovado
A ALMG) aprovou Projeto de Lei autoria do deputado Antônio Carlos Arantes, quarta, dia 18, que prevê a redução do ICMS a 0% para produtos da construção civil feitos a partir de rejeitos minerários, como laje pré-moldada, tijolos cerâmicos, blocos de concreto, cerâmica, manilhas e conexões, telhas e outros. Os rejeitos são resultados da atividade mineradora. Minas Gerais é o principal estado minerador do País, destacando-se na produção de ferro, ouro, zinco, nióbio, fosfato, calcário, gemas, alumínio, níquel, manganês, granito, além de grafita e chumbo. O problema é que, na extração desses produtos, são gerados resíduos que representam riscos ao meio ambiente.

Para sanção
Com a aprovação do projeto a natureza, o consumidor e empresas sairão ganhando. Arantes explica que o consumidor terá produtos com maior durabilidade; as empresas que trabalham com rejeitos da mineração terão a carga tributária reduzida, e o meio ambiente sofrerá menos, porque será incentivada a utilização destes materiais na construção civil. Também prevê que haverá redução da extração de areia e de pedras. O projeto do deputado Arantes segue agora para a sanção da lei pelo governador Romeu Zema.

Castramóvel
O deputado estadual Cássio Soares por meio de sua assessoria informa que desde a quinta-feira,19, teve início as atividades do Castramóvel da AMEG (Associação dos Municípios do Médio Rio Grande), adquirido com os R$ 240 mil que o parlamentar destinou via emenda parlamentar. Inicialmente o atendimento acontece em Passos neste fim de ano, mas a partir de janeiro as seções de castração de animais ocorrerão pelos municípios da região.  São Sebastião do Paraíso, por exemplo, poderá ser a sexta cidade atendida numa lista de 19 localidades a serem visitadas. O calendário oficial ainda está sendo definido.

Desportistas
O prefeito Walkinho recebeu em ocasiões diferentes dois atletas paraisenses que são sinônimos do quanto na cidade existem diversos desportistas levando o nome de São Sebastião do Paraíso para os mais longínquos lugares e com destaque positivo. A para-atleta Adrielly Cristina de Paula, medalha de Ouro no Brasileiro de Paraolimpíadas Escolares deste ano foi recebida na quarta-feira. No dia seguinte foi a vez de ‘seo’ Valdete Lourenço, que em 8 de dezembro realizou o sonho de completar a 21ª Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte percorrendo 18 km em menos de uma hora. Juventude e experiência em nome do esporte paraisense.