SÃO TOMÁS DE AQUINO

O amor ao próximo mais próximo...

Memória Aquinense - Matéria do Jornal de aniversário Julho 2000
Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 18-12-2019 11:25 | 7280
Foto: Reprodução

Ao longo dos 115 anos do município aquinense, beneméritas associações destacam-se pelo amparo fraterno aos necessitados. Leva-se em conta o amor ao próximo mais próximo, sem a preocupação de se perguntar qual a crença religiosa de quem está recebendo o amparo. Assim tem sido o samaritano empenho do Asilo São Vicente de Paulo ao abrigar os velhinhos, que em outra oportunidade, já destacamos. De igual maneira, chama a atenção o trabalho desenvolvido pelo Centro Espirita Tomás de Aquino, fundado dia 9 de julho de 1936 e que por 44 anos teve à sua frente ministrando evangelização, o senhor Vicente Russo.

Com o passar dos anos, senhor Vicente não se encontrava bem de saúde, e para “dar continuidade aos trabalhos, o confrade  José Barbosa veio de Franca”, explica Ary Nazar, atual presidente do Centro. “Foi quando comecei a trabalhar em prol da causa espirita, movido pela fé e o objetivo de ajudar o próximo”, salienta.

Já nesta época, uma sopa era servida para as pessoas mais carentes que procuravam o centro. “Então resolvemos construir uma pequena cozinha que viesse atender as necessidades do momento. Tínhamos uma frequência de 150 pessoas entre crianças e adultos” salienta Ary.

Hoje, aquela casa de caridade  fornece sopa para 250 pessoas, uma alimentação substancial, farta, feita com muito carinho. Semanalmente, também corta-se cabelos de pessoas carentes e a equipe do senhor Langerton, de Peirópolis, traz medicamentos homeopáticos, naturais, para as pessoas que na homeopatia encontram uma forma de tratamento alternativo de saúde. Para se ter uma ideia da extensão desse atendimento, somente no mês de junho 115 pessoas receberam os medicamentos. Ary Nazar faz questão de deixar claro, que todo serviço prestado pelo Centro Espirita Tomás de Aquino é totalmente gratuito. No Centro, dedica-se, também, atenção especial na evangelização infantil e juvenil, com aulas semanais

Nazar enfatiza o coração generoso da população aquinense. “Todas as melhorias que fazemos no Centro Espirita vêm de arrecadações obtidas em promoções, como feijoadas, ações entre amigos, bazar da pechincha e doações espontâneas. Um grande colaborador que temos é o Centro Espírita Batuíra de São Paulo, através do advogado  Ricardo Bernardes Ferreira. “Os humildes serviços prestados pela nossa equipe, alcançam sucesso porque contamos com a colaboração de muitos aquinenses de boa vontade”, disse.

O Centro Espirita Tomás de Aquino foi reconhecido pela lei municipal nº 505/94 como entidade de utilidade pública. Seu espaço físico hoje em dia ampliou-se, até por uma questão de moldar-se às atividades assistenciais desenvolvidas. As pequenas quatro paredes de outrora, cederam lugar a 200 metros de área construída, com um refeitório semi acabado.

Ary Nazar é natural de Batatais, mas um aquinense de coração, batalhador das causas justas da cidade. Recebeu com honra e merecidamente o título de Cidadão Honorário Aquinense, dia 29 de abril de 1988. Segundo sua filha Monica Nazar Cerizza, nas reuniões de família e mesmo no Centro seu pai sempre diz: “Ajudar ao próximo não é mérito, é apenas o cumprimento de uma orientação do evangelho de Jesus”.

Na comemoração dos 115anos da cidade de São Tomás, uma homenagem a esse batataense que ama São Tomás como seu filho natural. Afinal, no seio desta comunidade viveu muitos anos de felicidade ao lado da esposa querida Dalva, que como dizem os espíritas, hoje já se encontra no “plano espiritual”. No entanto, seus seis filhos, Gracinha, Mariza, Monica, Marina, Aryzinho e César, continuam com Ary na benemérita tarefa empreendida, ou seja, o estudo e a prática dos ensinamos compilados por Allan Kardec, juntamente com adeptos dessa doutrina, a comunidade espírita de São Tomás de Aquino.

Ary Nazar é uma pessoa que não pensa duas vezes em ajudar o próximo!