CURTAS EDIÇÃO 2368

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 05-01-2020 10:11 | 634
Foto: Reprodução

Expansão
Depois da inauguração da agência Sicredi em São Sebastião do Paraíso, em 20 de dezembro de 2019, o grupo empresarial que possui matriz no Rio Grande do Sul, anuncia novos investimentos para a região a partir deste ano. O presidente do Sicredi das Culturas, Antenor Vione disse que em julho de 2020 haverá a inauguração de uma agência em Guaxupé e projeta-se outra para Muzambinho em dezembro. Para 2021 a intenção é abrir pelo menos mais três agências em Minas totalizando 12 em 28 municípios que somando as já existentes na região da matriz em Ijuí (RS) totalizará 30 locais de atendimento

Chegou
2020 chegou. O ano tão esperando por um grande número de pessoas já está em andamento e elevando as expectativas do que está por vir. Por se tratar de um ano eleitoral é sabido que muitos embates políticos que já ocorrem nos últimos tempos vão se intensificar e se tornarão mais evidentes. Em outras épocas, hora dessas alguns nomes postulantes ao cargo de prefeito já eram conhecidos, aliás, as costuras políticas começavam com bastante antecedência e os nomes eram divulgados,

Convites
O vereador Marcelo Morais há algum tempo afirmou que não se candidataria visando reeleição à Câmara. E pelo visto irá mesmo disputar é a prefeitura. Ao que consta teria recebido convites dos partidos, Solidariedade, PP, Patriotas, Rede, e recentemente do PSC para filar-se, e ser o cabeça de chapa como candidato a prefe-ito..Marcelo já confidenciou que não ficará no PSDB, tendo em vista o alinhamento do partido com o grupo liderado pelo ex-deputado, agora presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles.

Possível aliada
Ao que tudo indica, Marcelo está “inclinado” a filiar-se ao PSC, e estaria tão somente o partido definir a situação com a vice-prefeita Dilma Oliveira para a migração de Morais que vê na vice-prefeita uma possível aliada, de vez que futuramente ela poderá candidatar-se a deputada, e já teria manifestado esse interesse.

Reeleição
E segundo pessoas próximas ao prefeito Walkinho ele tem manifestado a intenção em candidatar-se à reeleição. Houve desde o início de seu mandato o rompimento político entre ele e a vice-prefeita Dilma Oliveira, e isso ficou mais uma vez evidenciado durante as Congadas quando Dilma acompanhava o deputado Emidinho Madeira, e no palanque ficaram distantes, Em se confirmando sua candidatura, já teria ele candidato ou candidata a vice? Quem viver verá.

Proibições
É vedada a execução de programas sociais por entidade nominalmente vinculada a candidato ou por este mantida, ainda que autorizados em lei ou em execução orçamentária no exercício anterior. Outra proibição prevista na legislação eleitoral é a realização de despesas com publicidade dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, que excedam a média dos gastos no primeiro semestre dos 3 (três) últimos anos que antecedem o pleito.

Em ação
Mesmo não tendo mandato eletivo, o ex-deputado federal e agora presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles comemorou fruto de sua ação enquanto parlamentar em 2018 e começo de 2019, o fato de ter 100% de suas emendas no total de R$ 15 milhões terem sido empenhadas ano passado. Boa parte dos recursos cerca de R$2,8 milhões são verbas destinadas à saúde já entrou nas contas de diversos municípios. Melles ressalta que mesmo não sendo eleito continua sua vocação de servir a comunidade regional e diz entrar 2020 com muita confiança.

Aprovado
Pessoas que compareceram à passarela do congo no final de 2019, aprovaram a colocação de tendas e cobertura do local dos desfiles. Embora tenha chovido apenas na primeira noite a iniciativa caiu na graça do público. Outro fator elogiado foram as apresentações dos ternos convidados que deram um brilho especial à festa. Os ternos apresentaram-se com maior volume de componentes, com destaque para um maior número de mulheres. É o maior evento festivo em Paraíso e região, e um dos maiores no gênero em Minas Gerais.

Tradição
As Congadas têm sido um espetáculo sempre apreciado, e neste ano o visual apresentado por ternos de Congo e Moçambique foi algo bonito de se ver. No entanto, no tocante à tradição, tem acontecido mudanças ao longo dos anos que descaracterizam principalmente na parte cantada, onde em nome da inovação são deixados de lado cantos tradicionais, que deveriam ser preservados. Congada é cultura, e há de se preservar costumes, a exemplo do que é feito em outras regiões.

Semáforos
Apesar do período de férias coletivas, faltou manter uma equipe de plantão para atendimento na manutenção de semáforos no centro da cidade. Panes foram registradas em equipamentos, principalmente, no cruzamento da rua Dr. Placidino Brigagão com a rua Genaro Joele. Perto deste local, na Pimenta de Pádua com a Geraldo Mar-colini, os motoristas também tiveram de ter paciência para quem seguia nos dois sentidos. Felizmente não foram registrados acidentes nestes trechos, mas os transtornos foram sentidos por todos que passaram por ali.