PROVA DE FOGO

Sem área azul, estacionar no centro tem prova de fogo a partir de segunda

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 05-01-2020 10:13 | 1378
Região central viverá fase de experiência e adaptação para motoristas sem a cobrança da área azul
Região central viverá fase de experiência e adaptação para motoristas sem a cobrança da área azul Foto: Arquivo

A partir desta segunda-feira  (6/1), condutores de veículos que forem ao centro de São Sebastião do Paraíso para alguma atividade devem experimentar uma verdadeiro teste de paciência para encontrar vagas nas ruas da região central. Depois desfeito o contrato entre a Prefeitura e a empresa Central Park, que pôs fim a área azul, e após as festas de fim de ano esta é a primeira semana que se irá encarar a nova realidade.

Nos últimos dias de dezembro e nos dois primeiros dias úteis de janeiro as ruas da região central ficaram lotadas. A grande movimentação pode ser atribuída às restrições em alguns trechos de algumas vias e a presença de visitantes. No entanto, com a volta da rotina dos considerados dias normais a próxima semana vai ser um teste para quem precisar estacionar no trecho. “Estes dias, realmente está mais cheio devido as festas aqui no centro, tem muita gente de fora e gente circulando por aqui”, comenta o motorista Reinaldo Xavier que disse ter encontrado dificuldade para encontrar uma vaga fora dos estacionamentos pagos.

Ele acredita que com o fim da área azul as pessoas terão de ter um pouco de paciência até se acostumarem com a nova realidade. “Muita gente que não parava aqui agora vai vir mais para o meio, vai ficar cheio, depois isso passa a ser normal”, observa a condutora Mariângela Venâncio. Ela disse ter tido sorte de encontrar uma vaga bem próximo ao banco e a loja aonde ela pretendia ir, o que facilitou sua vida. “Venho direto aqui no centro e mesmo quando era cobrado a área azul, era difícil achar um lugar para parar mais próximo do que eu pretendia. A partir de agora será uma loucura”, comenta.

A decisão pelo fim da cobrança da área azul ocorreu em 13 de dezembro depois que a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso rescindiu amigavelmente o contrato de exploração de estacionamento, na modalidade Zona Azul, com a empresa Central Park. O acordo tinha sido firmado em 2016. A rescisão foi motivada por demandas de populares com relação aos serviços prestados.

Em comum acordo o prefeito Walker Américo Oliveira e diretor da empresa, Nilson Lopes Higino concordaram em encerrar o contrato. Com isso foram liberadas 523 vagas de carros na área central.

O secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes adiantou que será feito um plano de trabalho e estudo sobre como a questão deverá ser tratada com o fluxo de veículos no centro. “A preocupação que existe agora é em relação à rotatividade do trânsito na área central, que é essencial para a movimentação do comércio e para a praticidade dos usuários”, disse.

O objetivo é buscar alternativa viável para que ocorra nova licitação e que haja empresas interessadas na prestação do serviço. A Prefeitura já descartou assumir o setor já que para o município é financeiramente inviável gerir a área azul, já que o gasto com folha de pagamento de agentes para cuidar dessa questão é alto e o que arrecada na zona azul não sustenta este custo.