Uma PPP (Parceria Pública Privada) deverá ser utilizada para a construção de ao menos uma ponte entre os bairros Residencial Vila Verde e Califórnia Garden, interligando as duas regiões da cidade. A informação é do secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Miguel Félix da Silva que anunciou que já existe um projeto sendo estudado entre órgãos da administração municipal e o proprietário de um empreendimento imobiliário instalado no trecho. “Estamos em fase de análise, mas a proposta é de execução ainda neste ano”, disse Miguel.
A informação do secretário vem ao encontro a uma série de reivindicações feitas por moradores. A principal reclamação é de que sem a construção de um acesso as pessoas precisam percorrer um trecho de praticamente cinco quilômetros de volta para acessar áreas próximas que estão separadas por uma distância de inferior a 50 metros. Na divisa entre as duas regiões está o córrego Rangel com seu leito que inicia-se desde a Avenida Zezé Amaral e percorre terrenos próximos aos bairros Vila Helena, Maria Italiana, São Judas, Azul Ville e o Residencial Vila Verde.
Do outro lado concentram-se repartições administrativas como a Câmara Municipal, Fórum, Ministério Público, Justiça do Trabalho e Defensoria Pública. Nesta área encontram-se os bairros residenciais Jardim Mediterranèe, Jardins de Versalhes e Califórnia Garden e também em fase de construção o Campus Paraíso da Ufla (Universidade Federal de Lavras). Nas proximidades tem ainda o condomínio fechado Jardins de Athenas que compreende em toda a região o novo centro expandido de Paraíso. Embora tão próximas, as duas regiões entrecortadas pelo córrego Rangel não possuem ligação direta.
Com o crescimento populacional nos dois lados tem aumentado o número de reclamações entre pessoas moradoras desta região para que o poder público agilize a construção de travessias facilitando os acessos nestes bairros. Quem mora nestes locais e necessita passar de um lado para o outro precisa acessar a Avenida Zezé Amaral e percorrer outras vias e bairros para chegar ao destino desejado. Em um trecho onde o córrego é mais raso até foi improvisada uma passagem para pedestres, utilizadas até mesmo para ciclistas e motociclistas em dias sem chuva.
O vereador José Luiz das Graças tornou-se um dos porta vozes desta população e tem feito reivindicações para a construção de ao menos uma ponte interligando ambas regiões. “A abertura de duas ou mais ruas ligando os Bairros São Judas e Vila Verde com Califórnia Garden resolveria e muito em questão de mobilidade”, disse em pronunciamento na Câmara Municipal no final do ano passado. Ele destaca que o reflexo imediato seria o alívio no trânsito na Avenida Brasil, Manoel Caetano do Nascimento e a própria Zezé Amaral entre outras.
José Luiz solicitou o envio de ofício ao Executivo solicitando providências urgentes para a questão. Ele confirma que houve reuniões entre os vereadores para tratar do assunto e disse até ter presenciado o prefeito solicitar que fosse feito um projeto para atender as reivindicações existentes. “Acredito que ele tenha sim, vontade e interesse de fazer esta obra. Não é mérito meu, nem de toda esta casa ou do prefeito, mas sim uma necessidade da população que precisa ser atendida”, aponta. O vereador sinaliza ainda que somente na região da parte de baixo da cidade concentram-se 30% da população de São Sebastião do Paraíso.
Confirmação
Em contato com o Jornal do Sudoeste, o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Miguel Felix confirmou que ao menos uma ponte será construída para interligar as duas regiões. “Já existe um projeto que fará a ligação a partir do prolongamento da Avenida Manoel Cândido Filho ao Califórnia Garden possibilitando o acesso aos demais bairros, encurtando as distâncias entre um lado e outro”, comenta.
De acordo com o secretário estuda-se a possibilidade da obra ser realizada através de uma PPP (Parceria Público Privada) envolvendo o Município e o empreendedor responsável pelos loteamentos. “O projeto está sendo analisado conjuntamente pelas secretarias de Trânsito, de Obras e também de a de Meio Ambiente já que um trecho da nova ligação deve cortar uma APP (Área de Proteção Permanente) e estas questões todas de viabilização e execução precisam ser analisadas”, acrescenta.
Em administrações anteriores foi cogitada a construção de uma avenida do contorno que contemplava a região. A elaboração de um projeto prevendo a criação de um anel viário para São Sebastião do Paraíso foi defendido pelo então deputado federal Carlos Melles, surgiu na gestão de sua esposa Marilda Melles entre os anos 2000/2004. Também foi cogitado no primeiro mandato do então prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin. A proposta era de se construir uma via a partir do entroncamento da MG-050/BR-491 permitindo a ligação com a Rodovia Pedro Cerize, que liga o interior de São Paulo, via Franca e o Triângulo Mineiro.
Na época estava em funcionamento a usina de produção de álcool e havia intenso trânsito de caminhões e carretas dentro da cidade. Os transtornos eram constantes com danos em fios da rede elétrica, internet e de telefonia, bem como causava desgastes na malha asfáltica que não comportava tamanha movimentação.
Com a desativação da usina e sem a presença das grandes carretas o assunto deixou de ser ventilado e não foi tratado como prioridade nas administrações subsequentes. De toda a proposta apenas um trecho da BR-265 que passa atrás dos bairros João XXIII e Residencial Belvedere, com acesso para Jacuí foi realizado.