Desde o final de 2019 os valores das passagens do transporte de ônibus intermunicipal, entre cidades de Minas Gerais estão custando mais caro. A tarifa para a prestação do serviço foi reajustada em média em 8,89% atendendo o que prevê a legislação para o setor. Os novos valores das passagens, que não incluem taxas de embarque em rodoviárias e pedágios, entraram em vigor no último domingo, 29 dezembro.
A autorização para o aumento foi publicado no Diário Oficial Minas em 28 de dezembro, através de Resolução. O reajuste anual, previsto no Decreto 44.606/2007 e nos contratos de concessão para a prestação do serviço, visa à correção da defasagem dos valores das tarifas ocorridos nos 12 meses antecedentes. A medida leva em considerando a variação dos preços dos insumos, tais como combustíveis, peças de reposição, manutenção, depreciação do veículo, tributos, remuneração da mão de obra, entre outros.
Em São Sebastião do Paraíso a medida atinge as linhas que atendem municípios como Belo Horizonte, Divinópolis, Passos, Itaú de Minas, Pratápolis, Cássia, Itamogi, Jacuí, São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas, Guaxupé, Guaranésia, Arceburgo e Muzambinho. Segundo o governo, o reajuste anual está previsto no Decreto 44.606/2007 e nos contratos de concessão para a prestação do serviço. Segundo levantamento, o aumento das passagens foi bem acima da inflação estimada para este ano, 4,04%.
Os valores da tabela constante na Resolução são tarifas-teto, pois, desde julho de 2017, as concessionárias que prestam serviço de transporte coletivo rodoviário intermunicipal estão autorizadas a adotar tarifas promocionais em horários específicos, não sendo obrigatória a oferta da promoção em todas as poltronas de uma mesma viagem. Nos bilhetes de passagens adquiridos na promoção devem constar a inscrição "Tarifa Promocional". O Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros conta com uma frota 4.392 veículos, que atende a uma média mensal de 5,5 milhões de passageiros.