Referência
A diretoria da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso recebeu na última semana a visita de representantes de mais um município que busca a instituição como referência para tratamento em cardiologia. O prefeito Leandro Luiz de Oliveira, do município de Ipiaçu, localizado na região do Triângulo Mineiro, e sua equipe de saúde estiveram no hospital para conhecer o HRCor (Hospital Regional do Coração) e todo o funcionamento e atendimento oferecido. Foram recepcionados pelo vice-provedor Luiz Alberto Pimenta, tesoureira Maria Hortência e dos médicos Frederico Nunes, Luciano Constatini e dos membros da equipe comercial Guilherme Machado e Rudson Caetano.
Expandindo
O resultado da reunião foi tão positivo que já está sendo agendada para os próximos dias um novo encontro entre lideranças e direção do Hospital do Coração. Prefeitos e secretários de Saúde vão se reunir em Ituiutaba, no Pontal do Triângulo, onde haverá apresentação da instituição paraisense. Tudo indica que mais cidades deverão se conveniar ao HRCor para receber os serviços que além de Minas é referência em outros Estados e tem tudo para expandir ainda mais em 2020 graças ao trabalho que vem sendo realizado pela atual diretoria desde meados de 2019.
Alinhamento
A Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso reuniu na semana passada os agentes de endemias para alinhar as ações no combate à dengue em nosso município. Durante o encontro, foi passado aos agentes os dados epidemiológicos, as ações e metas que serão realizadas neste ano de 2020. Atualmente o índice de infestação do Aedes aegypti está em 11,5, um valor considerado bastante alto e que já torna possível fazer previsões assertivas de que com o decorrer do tempo poderão surgir muitos casos da doença. Com isso, São Sebastião do Paraíso está com alto risco para ocorrência de uma nova epidemia de dengue. O apoio da comunidade é fundamental, mas uma ação efetiva com a limpeza de terrenos é essencial e urgente.
Rejeitos
O governador Romeu Zema sancionou lei de autoria do deputado Antônio Carlos Arantes, que prevê redução na carga tributária para até 0% para operações com produtos de cimento ou de concreto em que haja emprego de rejeito ou estéril de mineração. Com isso, produtos utilizados na construção civil, como laje pré-moldada, tijolos cerâmicos, blocos de concreto, cerâmica, manilhas e conexões, telhas, e muitos outros, feitos com rejeito, terão os impostos até zerados. O parlamentar comemora o fato do consumidor poder adquirir produtos mais baratos e que também beneficia o meio ambiente.
Federaminas
A nova diretoria da Federaminas (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais) iniciou em 1º de janeiro o mandato válido por três anos equivalente ao período de 2020 a 2022. Na eleição ocorrida em dezembro do ano passado foi eleito para a presidente o contador, empresário e ex-presidente da Acia (Associação Comercial, Industrial de Alfenas), Valmir Rodrigues. Junto com ele está Ailton Rocha de Sillos, presidente da Acissp (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso), Ailton Rocha de Sillos.
Vice-presidente
Ailton Sillos é o vice-presidente na atual diretoria e poderá permanecer no cargo até 2022. Ele já estava no cargo na diretoria anterior que foi eleita para o mandato para o período de 2017-2019 e agora no final do ano passado foi reconduzido ao cargo. Ao todo são 18 vice-presidentes representantes de diferentes regiões de Minas Gerais. Apesar de já ter assumido a função, desde o início deste ano a cerimônia oficial de posse da nova diretoria será no dia 20 de março, quando a Federaminas completa 66 anos de fundação.
Desinteresse
Críticas aconteceram sobre o resultado do chamamento público realizado pela Prefeitura de Paraíso para suprir o serviço de transporte coletivo no município. O processo foi aberto a todas as empresas, foi publicado no Diário Oficial da União, mas apenas uma empresa habilitou-se no processo. A mesma apresentou a documentação e cumpriu as exigências apresentadas em edital, sendo portanto habilitada e já deverá assumir o transporte coletivo na cidade e na zona rural nos próximos dias. Até então nenhum indício de irregularidade já que outras concorrentes poderiam ter participado do certame, mas não se interessaram.
Trânsito
Com a municipalização do trânsito em Paraíso, pensava-se que a Guarda Municipal iria fazer fiscalização constante, educativa, e também sendo rigorosa com aqueles que insistem em não cumprir as determinações do Código de Trânsito Brasileiro. Ciclistas continuam transitando na contramão em principais vias públicas, e desnecessário se faz falar sobre o perigo que isso pode ocasionar. Motocicletas continuam sendo aceleradas provocando muito barulho, sem contar altas velocidades. E não se vê a Guarda Municipal agindo para coibir essa prática.