SÃO TOMÁS DE AQUINO

Radar

Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 22-01-2020 06:59 | 549
Foto: Reprodução

Epidemia
E a imprensa (tv) divulgou dia desses a grande possibilidade de um crescente número de casos de dengue para o mês de março deste ano, em onze estados do Brasil. Natural que cada cidadão com o mínimo de responsabilidade faça sua parte com relação aos cuidados que se deve ter com lixo acumulado, água parada, casas abandonadas com quintais - florestas no centro da cidade e outras coisas mais. A secretaria Municipal de Saúde de nossa cidade cumpre muito bem seu papel, ensinando e orientando todos os munícipes incansavelmente.

Nepotismo
Um grande nepotista foi Napoleão Bonaparte, Imperador da França. Em 1809, três de seus irmãos, foram reis de países ocupados por seu exército. Temos também a famosa frase que ressalta: "O nepotismo pode ser legal, mas é imoral". Os que pensam desta forma alegam que sempre cai por terra qualquer defesa dos argumentos: confiança, inteligência, capacidade técnica, frente à força da imoralidade. Essa imoralidade pode seduzir para possível corrupção. Diz o ditado: "É no detalhe que mora o diabo".

Nepotismo II
Essa prática legal, mas imoral tem raízes, desde o Planalto Central até pequenos municípios pelo Brasil afora. Os que não praticam, o sono dos justos. Para os que praticam, por mais que pesem as justificativas da legalidade, ficará sempre uma interrogação para os questionamentos filosóficos sobre a moralidade em questão. A classe política tem cadeira cativa num tema tão instigante e interessante. O cidadão comum por sua vez tem agora a internet como ferramenta democrática para questionamentos nas redes sociais. E São Tomás de Aquino segue tranquila cumprindo seu destino, escrevendo as páginas de sua bonita história.

Reflexão da Semana
Qualquer pessoa pode fazer a diferença. Se não mudarmos por dentro, nada mudará por fora. Podemos melhorar o que nos cerca. Primeiro a família e nossa casa.  A relação com os amigos próximos. Os vizinhos. Os colegas de trabalho. O prédio. A rua. O bairro. A cidade. O estado. O país.
Ruth de Aquino - Jornalista