Com o recente alerta das fortes chuvas previstas para esses dias, o Corpo de Bombeiros em São Sebastião do Paraíso orienta para cuidados importantes a fim de se evitar acidentes que possam terminar em tragédia. O Corpo de Bombeiros está em estado de alerta com a possibilidade de um tempo severo. As chuvas, conforme destaca o sargento Giovane Duarte, têm castigado a região metropolitana de Belo Horizonte e aqui a equipe já está preparada para possíveis atendimentos decorrentes do período chuvoso, com o apoio da Defesa Civil municipal.
"É normal que as famílias procurem piscinas ou até mesmo alguma cachoeira para seu lazer, já que somos uma região rica em cachoeiras. Todavia, antes de sair de casa é essencial que o condutor realize a manutenção do veículo, tanto do sistema de freios quanto nos próprios pneus, pois é comum termos muitos acidentes provocados pela aquaplanagem. Se vai viajar, realizar um passeio em cachoeiras, olhe a previsão do tempo", ressalta.
O bombeiro ainda alerta para cuidados com áreas onde é comum o registro de trombas d"agua. "Com chuva, não é recomendável ficar nesses locais e a qualquer sinal, abandonar a área e procurar um local seguro. Temos muitos casos de tromba d"agua na região de Passos e outras cidades circunvizinhas a Serra da Canastra. Já houve casos naquela região que terminaram com mortes", salienta.
Outra situação que Giovane alerta, é em relação aqueles que gostam de ir para rios ou córregos pescar. "A recomendação primordial é que essa pessoa não vá sozinha, mas sempre acompanhada, e é muito importe que avise aos familiares para onde está indo. Muitas das vezes o afogamento não quer dizer que a pessoa está necessariamente nadando, mas é muito comum situações onde ela passa mal e por estar nas margens de rios e córregos sofre o risco de cair e ainda morrer afogada", explica.
Sobre nadar, a recomendações geral, segundo o bombeiro, é que se escolha um lugar que conheça e se possível, ir na companhia de guarda-vidas. "Não conhecendo local, procure saber com os moradores daquela região se realmente não há riscos ou até mesmo se a água é poluída. E também não ingerir bebida alcoólica antes de entrar na água, não se afastar demasiadamente da margem.
Em caso de afogamento, se a pessoa que estiver acompanhando não souber nadas, jogar um flutuador ou um galho. Já tivemos situação de dois membros da mesma família faleceram porque um foi tentar salvar o outro. Por fim, jamais deixar as crianças sozinhas", completa.