CURTAS EDIÇÃO 2375

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 29-01-2020 09:16 | 699
Foto: Reprodução

Sérginho
Informações que chegaram a esta coluna dão conta de reunião política ocorrida no final de semana, da qual teriam participado representantes de cinco partidos. Falaram sobre sucessão municipal, mais propriamente para prefeito, e houve convergência para nome do vereador Sérgio Aparecido, o Sérginho. Não houve definição, e novas reuniões devem ocorrer.

Dilma
Recentemente, quando de sua vinda a Paraíso o deputado Emidinho Madeira lançou a pré-candidatura da vice-prefeita Dilma Oliveira, e na semana seguinte em mensagem postada em redes sociais, ela confirmou sua intenção em ir para a disputa.

Prestígio
No dia em que o deputado Emidinho disse apoiar a candidatura de Dilma, ele mencionou como suporte, votação que recebeu, algo em torno de 4500 votos. A respeito desta colocação, na opinião de observadores, eleição municipal tem características próprias, e não significa, necessariamente que ele, mesmo levando-se em conta seu prestígio, venha transferir igual número de votos. Nesse caso influenciará muito mais o próprio prestígio pessoal e político de Dilma, afirmam.

Mencionados
Ao que se sabe, o prefeito Walkinho pretende a reeleição. Outros nomes mencionados como possíveis pré-candidatos são dos vereadores Marcelo Morais, José Luiz do Érika, o petista Ubirajara Ferreira (Guarda Municipal), a advogada Daiane Andrade, o promotor aposentado Rômulo Aguiar Generoso.

Segunda
E a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso encerra seu recesso parlamentar nesta semana. Na próxima segunda (3/2) ocorre a primeira sessão ordinária de 2020, ano que por ser de eleições municipais, via de regra costumam se intensificar polêmicas, obviamente com vistas às disputas.

Corrida
A contar deste próximo final de semana, o primeiro de fevereiro, vão ficar faltando apenas nove meses para as eleições de outubro. O que está valendo mesmo desde o dia primeiro deste mês é que as pesquisas realizadas neste ano precisam ser registradas, sendo observadas uma série de fatores. A chamada janela eleitoral, período em que vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição seja ela majoritária ou proporcional de outubro sem incorrer em infidelidade partidária, ficou fixada de 5 de março a 3 de abril. É o período em que se espera algumas debandadas e alguns assentamentos de políticos nos partidos.

14 anos
Ao ser inaugurada nesta sexta-feira (31/1) a Escola Municipal José Carlos Maldi o calendário marca o período de 14 anos entre o começo e o fim de uma construção. Tudo começou em 2006 e a obra não foi adiante quando de seu lançamento em função de denúncias politiqueiras que motivaram outras ações e paralisações das obras por muitos anos.

Asfalto
E a construção do asfalto da estrada para o Distrito da Guardinha está sendo anunciado, pela enésima vez. Segundo o prefeito Walker Américo Oliveira as tratativas legais relacionadas ao meio ambiente já estão em andamento e a expectativa é de que as obras tenham início na segunda quinzena de fevereiro. O trecho a partir da BR-265 tem quase 12 quilômetros de extensão, que já anunciado não será feito em sua totalidade. Sobre o projeto e a origem dos recursos que tem participação do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, não se tem muito detalhamento.

3 por 1
Numa conta rápida, considerando 12 quilômetros e divididos entre os quatros anos de uma administração, se feito lentamente o asfalto, poderia ser construído ao longo de uma gestão fazendo ao menos três quilômetros por ano. Na gestão do ex-governador Antônio Anastasia, que tinha como secretário de Obras, o paraisense Carlos Melles o asfaltamento foi aprovado, verba para o projeto foi anunciada, mas não chegou a ser feito referido projeto, que seria o primeiro passo para o asfaltamento.

Engavetou
Por mal dos pecados, em seguida foi eleito o petista Fernando Pimentel, de triste lembrança, que engavetou de vez a autorização de asfaltamento. E aí faltaram efetivas e incisivas cobranças no campo político, que não ocorreram. Fosse o contrário, a trombeta petista seria tocada mês a mês, quiçá, uma vez por semana, cobrando a obra. Deu no que deu. Em tempos de chuvas como destes dias só quem passa pelo trecho sabe como é difícil fazer o percurso. A lama é pior que a poeira, mas os dois ninguém merece.

IPTU
A população paraisense já tem data marcada para receber os carnês de 2020 do IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano). Conforme anunciado a expectativa é de que ele deverá chegar aos contribuintes a partir de abril, mas quem desejar antecipar o pagamento é possível que já a partir de março o documento já esteja disponível para impressão. 

Parcelamento
O parcelamento do IPTU deverá ocorrer a partir de maio e será nos mesmos moldes do ano passado possibilitando a divisão em até oito vezes. Levantamento inicial aponta para o lançamento de quase 35 mil carnês do IPTU. Já o volume de recurso a ser arrecadado ainda não foi divulgado.

Inscrições
No período de 3 a 21 de fevereiro acontecem as inscrições para os estudantes que fazem uso do passe livre. O benefício é concedido aos alunos da rede pública municipal ou estadual, que cursam o ensino fundamental, médio, Escola de Jovens e Adultos (EJA), técnicos, profissionalizantes e outros. O candidato precisa comprovar matrícula em escola distante a mais de um quilômetro da residência e não ter obtido vaga em local mais próximo. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação no período de 7 às 16 horas. Necessário levar documentos pessoais cópia e original, além da matrícula e comprovante de endereço, duas fotos 3x4, além da declaração de inexistência de vaga na escola mais próxima.