POSITIVO

Prefeitura reafirma caso positivo de óbito ocasionado por coronavírus em Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 27-04-2020 19:51 | 4314
Foto: Reprodução

Em nota de esclarecimento divulgada pela prefeitura de São Sebastião do Paraíso no início da noite desta segunda-feira (27/4), o município voltou a reafirmar resultado positivo de exame realizado em uma vítima idosa que veio a óbito após ter sido internado com suspeita da doença. O caso gerou polêmica após o vereador Marcelo de Morais realizar uma live apresentando laudo da Fundação Ezequiel Dias, que deu resultado “não detectável” para o coronavírus na idosa.

De acordo com a nota, o resultado enviado pela Funed de amostra coletada da primeira pessoa que veio a óbito por Coronavírus em São Sebastião do Paraíso é verdadeiro, porém deu não detectável. “O teste realizado identifica a presença do vírus no organismo no momento, mas não marca a presença de anticorpos. Vários fatores podem apresentar o falso negativo, como sensibilidade do teste, data da coleta, temperatura conforme está especificado no próprio resultado: ‘O Ministério da Saúde recomenda a coleta de amostra até o 7º dia após o início dos sintomas. O resultado não detectável em amostras coletadas após este período não exclui a possibilidade de infecção por vírus respiratórios", informou a Prefeitura.

Ainda, segundo a nota, foram feitos dois exames, um pelo laboratório do Estado (Funed) e outro por laboratório contratado pelo Hospital. “Por isso, o Estado e o município mantêm o resultado positivo uma vez que existem outros exames clínicos e de imagem positivando o caso. Os familiares já estão cientes de que o resultado se trata de um falso negativo. Amanhã (28/4) o caso será melhor esclarecido pelas autoridades médicas em uma live realizada pela Prefeitura, com horário a ser definido. Fato similar ocorreu anteontem no município de Muzambinho, onde a Prefeitura e a Santa Casa também mantiveram o resultado positivo”, completou .

O CASOS
O caso da primeira morte pelo coronavírus em São Sebastião do Paraíso foi anunciando em live realizada pela prefeitura no dia 16 de abril. A paciente, uma mulher de 72 anos, havia sido internada no sábado (11/4), teve uma evolução do quadro e veio a óbito no domingo (12/4). A idosa tinha, segundo informou o secretário de Saúde, Wandilson Bícego, outras comorbidades e não estava de quarentena antes de surgir os primeiros sintomas da doença.

O diretor clínico da Santa Casa, Luciano Constantini deu detalhes do caso. Relatou que ela foi atendida na UPA no sábado e recebida na Santa Casa de sábado para domingo, onde foi encaminhada à UTI. Foi atendida respeitando todos os protocolos, mas teve piora no quadro vindo a óbito.

O diretor clínico disse que a evolução do quadro foi muito rápida, que a idosa foi entubada, mas infelizmente não resistiu. Ele destacou ainda que a doença é muito agressiva e que a evolução do quadro é muito rápida. Destacou que todos os esforços e amparo à paciente foram dados seguindo todos os protocolos.

No sábado, dois dias após este anunciou, o município confirmou outro caso positivo, porém o paciente encontrava-se fora de perigo e não chegou a ser internado. Conforme matéria publicada pelo Jornal do Sudoeste, o paciente já se recuperou e deixou a quarentena.