1º mês
A análise do primeiro mês da nova administração municipal de São Sebastião do Paraíso foi mais do que positiva. Surpreendeu a expectativa e está mostrando um jeito diferente de governar. Com atuações pontuais na resolução dos problemas com soluções práticas e objetivas, o prefeito Marcelo Morais e sua equipe confirma as expectativas de que tem tudo a favor para revolucionar São Sebastião do Paraíso. O ritmo foi intenso neste primeiro momento pela urgência das respostas que precisavam ser dadas e também como forma de imprimir uma marca que tem tudo para dar certo. Expectativa entre os paraisenses é que continue assim.
Prestação de contas
O vereador Vinício Scarano apresentou um breve relato de todas as ações desenvolvidas pela comitiva de São Sebastião do Paraíso que esteve em Belo Horizonte no início da semana. Prefeito, vice-prefeito e vereadores, juntamente com o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, reuniram-se com dirigentes do SESC e também estiveram com o governador Romeu Zema. Outros encontros também foram realizados com resultados positivos que ainda poderão render boas novas para o município. Trabalhando em conjunto e com mais representatividade, as lideranças terão mais chances de conquistarem benefícios e resultados positivos para a comunidade.
Desafio
Um dos principais desafios que está sendo enfrentado pela administração refere-se a regulamentação do transporte coletivo no município. Uma semana se passou sem que sequer um ônibus circulasse pela cidade. Na terça-feira,2, ocorre a abertura dos envelopes para o processo emergencial em que se busca uma empresa substituta que possa assumir o serviço até a licitação definitiva. Mesmo que se tenha uma empresa vencedora a expectativa é de que leve ao menos mais uma semana para que se inicie a operação e tudo volte ao normal. Torcida para que os trabalhadores demitidos recentemente possam ser contratados pela nova prestadora de serviços, que terá oportunidade de apresentar um atendimento mais em conta e de melhor qualidade.
Desafio II
As questões relacionadas ao combate ao Coronavírus também foi outra questão desafiadora para administração municipal. Superlotação nos leitos da Santa Casa, motivaram alterações no Centro de Covid, além de aumento nas fiscalizações do comércio e nas festas clandestinas. Melhores resultados ainda estão por vir, pois, ainda se vive os efeitos das festas não recomendadas ocorridas no Natal e também na abertura do Ano Novo. Espera-se que em breve possam ocorrer fatos novos e tranquilizadores principalmente em relação aos números de casos e óbitos que não param de crescer. Até lá é preciso continuar contando com a colaboração de toda a população.
Regressiva
Diferente do que noticiou esta coluna na edição de quarta-feira,27, será sim nesta segunda-feira 1º de fevereiro, às 19 horas a primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. É o início da 38ª legislatura que vai até 31 de dezembro de 2024. Durante janeiro os vereadores trabalharam intensamente na elaboração de projetos que já serão apresentados. Também nesta reunião será feita a eleição dos quatro membros da Comissão de Ética, como manda o protocolo. Devido as restrições pertinentes aos protocolos da Covid-19, o número de participantes é reduzido, mas os trabalhos poderão ser acompanhados na integra pela TV Câmara, sintonizada nas redes sociais do Legislativo.
Carnaval
Em razão da pandemia por covid-19, o Governo de Minas Gerais decidiu por não conceder ponto facultativo nos dias do Carnaval de 2021. Assim, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro haverá expediente regular. A medida tem por objetivo desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infecções pelo coronavírus. O governo estadual tem como prioridade salvar vidas, e, por isso, ressalta a importância de redobrar os cuidados com a higiene e usar máscaras. A prefeitura de Paraíso deverá acompanhar a mesma decisão, uma vez que já foi deixado claro que não haverá verba para os festejos carnavalescos na cidade, pelo menos desta vez.
Coragem
Decisão corajosa do prefeito Marcelo Morais que autorizou a implantação de radar eletrônico fixo na Zezé Amaral. É o tipo daquelas medidas que só toma quem tem opinião e não fica fazendo média. Se a população não obedece às regras, às vezes se torna necessário endurecer as normas. Ainda mais quando se fala que outros pontos da cidade poderão ser aplicados o mesmo ‘remédio’, não demora começam a surgir os reclames principalmente por parte daqueles que gostam de andar na contramão da lei. Como dizia o ex-vereador Antonino José Amorim: Dura Lex Sed Lex, a lei é dura, mas é lei.
Volta às aulas
Manifestantes se reuniram no início da noite de quinta-feira (28/1) na Praça dos Imigrantes, em frente à Prefeitura, para reivindicar que o prefeito Marcelo Morais autorize a volta às aulas nos estabelecimentos da rede privada. Diretores enfatizaram que somente querem ter o direito ao retorno, de vez que vai fazer um ano em que as aulas foram paralisadas, e isso tem sido um sacrifício para proprietários de escolas, alunos e suas famílias. Tania Gonçalez, diretora Educacional do Colégio Paula Frassinetti ressaltou que a paralisação tem ocasionado problemas psicológicos e emocionais em crianças e adolescentes.