CURTAS DA EDIÇÃO 2481

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 10-02-2021 08:59 | 6979
Foto: Reprodução

Aberto
Dois decretos assinados pelo prefeito Marcelo Morais datados do dia 3 deste mês determinam que por conta da pandemia a próxima terça-feira (16) de carnaval não será feriado e também não serão pontos facultativos, segunda dia 15, e quarta-feira de cinzas, dia 17. Conforme salientou o expediente será normal, inclusive na Prefeitura e departamentos ligados a ela.

Presença
De maneira surpreendente, quem compareceu na Sessão Ordinária da Câmara Municipal na segunda-feira,8, foi o prefeito Marcelo de Morais, juntamente com o vice-prefeito Daniel Tales. O agora chefe do Executivo fez uso da Tribuna para realizar prestação de contas dos primeiros dias de mandato da atual administração. As ações, as dificuldades, as heranças e os projetos foram detalhados. O que ficou claro é que existe vontade de trabalhar, mas que alguns resultados não acontecem da noite para o dia. A princípio tudo indica que estão no caminho certo na busca de objetivos maiores por São Sebastião do Paraíso.

Assuntos
Entre os assuntos recorrentes abordados pelo prefeito na Câmara, alguns vêm dominando o noticiário desde o início do ano. É o caso do combate ao Covid-19 uma batalha travada há semanas em que somente agora começam a surgir números favoráveis com redução do número de novos casos e de internações. A questão do transporte coletivo é outro tema surgido em que se espera uma resposta rápida para quem necessita do serviço diariamente e que há quase 20 dias estão sem alternativas. Por último, a volta às aulas, continua em debate e a certeza deixada pelo prefeito de que a autorização para o retorno somente será dada quando houver segurança para todos os envolvidos.

Asfalto
A considerar uma fala do prefeito Marcelo de Morais, os moradores do distrito de Guardinha poderão ver o asfalto que liga a comunidade até a sede do município em antes do que se imagina. Detalhe é que analisando as condições do terreno, o trecho da estrada vindo em sentido a Paraíso necessita de pouco serviço em relação a terraplanagem e deverá ser contemplado com obras no sentido de quem vem de lá para cá. A expectativa é de que será possível iniciar os trabalhos e concluí-los nestas condições em cerca de um quilômetro e meio. Ainda segundo o prefeito tudo será feito para que as ruas do distrito também recebam obras de calçamento ou pavimentação.

200 anos
O vereador Juliano Carlos Reis (Biju) novamente fez uso da Tribuna para o seu pronunciamento e teve a feliz iniciativa de fazer uma indicação referente as comemorações dos 200 anos da cidade que já se avizinha. Ele sugeriu o retorno dos pedalinhos na Lagoinha, reconhecendo ser o serviço um incentivo ao turismo e também a valorização de algo que marcou gerações. Em tempos de pandemia Biju lembra que normalmente os pedalinhos são utilizados por duas pessoas e que ninguém está sozinho. A vereadora Cidinha Cerize também no mesmo propósito reivindicou a revitalização e funcionamento das fontes coloridas na Praça Comendador João Alves. Ambos os vereadores defendem que mais praças da cidade devem receber aparatos para os festejos históricos do aniversário da cidade.

Vai cobrar
O alerta já foi dado. Donos de terrenos que não fazem a devida limpeza e manutenção das áreas que se preparem. O prefeito Marcelo de Morais chamou a atenção de que a fiscalização da Prefeitura vai mirar estes espaços. Segundo ele um projeto de lei será encaminhado para a Câmara e haverá previsão de cobrança de multa para quem estiver em desacordo com a legislação proposta. “Preparem o bolso, vamos fiscalizar sim” foram algumas das palavras anunciadas pelo chefe do Executivo. Por parte da Câmara os vereadores concordaram com a iniciativa e esperam que o projeto chegue o mais breve possível.

Cobrança
Por falar em cobrança, o prefeito Marcelo de Morais que por sua passagem pela Câmara não exitou em pedir aos vereadores que não deixem de exercer o papel fiscalizador atribuído aos membros do Legislativo em relação aos seus atos. Critiquem, cobrem e fiscalizem solicitou, independente da amizade que os envolve e do bom relacionamento existente entre os poderes. Os vereadores destacaram a iniciativa do prefeito de ir até a casa legislativa prestar contas em tão pouco tempo de trabalho, enquanto que outros políticos mesmo sendo convocados não compareciam. Foi falado que estas visitas serão constantes.

Rescisões
Um assunto que ficou muito tempo esquecido são as rescisões da Prefeitura referentes ao ano de 2016. A atual administração já vem realizando estudos e a informação é de que se pretende montar um plano para que os valores devidos algo a centenas de funcionários em torno de R$ 6 milhões seja pago de forma gradativa. A intenção é reservar um valor mensal para que as quantias a serem especificadas sejam abatidas. É um gesto de boa vontade antes que a dívida se torne precatórios. Situação semelhante é avaliação de terrenos do município que se pretende repassar ao Instituto de Previdência como forma de pagar uma dívida histórica contraída no passado e que o Município ainda não achou meios de pagar.

Dengue
Com o clima favorável para a procriação e também proliferação do mosquito Aedes aegypti, São Sebastião do Paraíso está com indicadores de que poderá ter um surto de dengue. Ao mesmo tempo em que as pessoas estão preocupadas com a situação da Covid-19, não se pode descuidar de mais esta questão que também pode levar a morte. Último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que o município paraisense teve 35 casos suspeitos para as doenças causadas pelo mosquito. No próximo sábado, acontecerá no distrito de Guardinha, o primeiro mutirão de limpeza no município este ano. A luz de alerta está acesa.