FOLGA

Prefeitura cancela “folga” de carnaval

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 10-02-2021 15:01 | 1160
Foto: FAMA FOTO STÚDIO

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso pulicou nesta terça-feira,9, o Decreto nº 5797 que dispõe sobre o cancelamento de pontos facultativos e feriado de carnaval, no município. A medida segue recomendação do Governo do Estado de Minas Gerais que em razão da pandemia por covid-19, decidiu por não conceder ponto facultativo nos dias do Carnaval de 2021. Assim, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro haverá expediente regular.

O Decreto Municipal nº 5797 altera o Decreto 5746, de 25 de novembro de 2020 que dispõe sobre feriados e pontos facultativos para este ano em Paraíso. A medida tem por objetivo desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infecções pelo coronavírus.

O governo estadual tem como prioridade salvar vidas, e, por isso, ressalta a importância de redobrar os cuidados com a higiene e usar máscaras. Entre as medidas recomendadas, que se estendem aos 853 municípios mineiros, estão a suspensão do ponto facultativo e a proibição do fechamento de ruas e praças para fins festivos. Ainda conforme a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, as unidades de conservação, balneários, centros de eventos socioculturais, instalações e equipamentos históricos do Estado deverão permanecer fechados para o acesso ao público durante o período carnavalesco. A mesma medida de enfrentamento à pandemia é recomendada aos municípios.

No ano passado Paraíso viu ressurgir uma fagulha do que poderia ser o renascimento do carnaval de rua na cidade. Evento realizado na cidade durante o período carnavalesco reuniu milhares de pessoas no Jardim Mediterranèe e era apontado para se repetir um grande sucesso também neste ano.

No entanto, devido as restrições da pandemia com impedimento de aglomerações e distanciamento social até mesmo os eventos pré-carnavalescos que deveriam ser realizados ainda em 2020 foram cancelados. A expectativa é de que as festividades possam ser retomados até mesmo em caráter extemporâneo após toda a população ser vacinada.