MEMÓRIA AQUINENSE

Projeto Cidadão Mirim de São Tomás de Aquino

Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 10-02-2021 16:16 | 239
Palestrante Professora Mônica Nazar Cerizza
Palestrante Professora Mônica Nazar Cerizza Foto: Arquivo

De grande importância tem sido para crianças e adolescentes de São Tomás de Aquino, o Projeto Cidadão Mirim que tem entre outros objetivos, prevenir a prática de atos infracionais por crianças e adolescentes, prevenir o uso de substâncias entorpecentes, contribuir no processo de formação da cidadania juvenil, despertar na criança e adolescentes o desejo  de buscar seus objetivos pautados na ética, na honestidade e nos demais valores que devem nortear o caráter  de um verdadeiro cidadão.

O Projeto existe graças, ao empenho do idealista, tenente Luiz Antônio Corsi, que pertence o quadro de oficiais da reserva da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Tenente Corsi ressalta a importância das parcerias para o sucesso do Projeto Cidadão Mirim. "Os alunos nesta turma de 2018 receberam durante doze meses, curso ministrado pelo CONSEP (Conselho Comunitário de Segurança Pública) em parceria com a Polícia Militar e o Conselho Tutelar. Importante também o apoio da prefeitura, Câmara de Vereadores, Rádio São Tomás FM, comerciantes, Escolas Estadual e Municipal, lideranças comunitárias e diversas pessoas da comunidade ordeira de São Tomás de Aquino", afirmou.

Para maior conhecimento do Projeto Cidadão Mirim, no ano de 2006 o Projeto foi reconhecido pela Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais como o décimo segundo melhor projeto social de prevenção à criminalidade e violência no Estado, recebendo naquela oportunidade, diversos prêmios do governo mineiro que ficaram locados no Pelotão da Polícia Militar da cidade de Ibiraci.

Durante o curso, cada aluno recebeu mensalmente, um valor em espécie denominado "Bolsa de Incentivo" que foi patrocinado exclusivamente por comerciantes, autoridades e voluntários da comunidade aquinense. O conhecimento dos alunos foi ampliado com aulas de cidadania, prevenção ao uso de drogas e a violência, higiene, noção sobre civismo, Estatuto da Criança e Adolescente, Constituição Federal e Estadual, prevenção de acidentes, direitos humanos, noções de vigilância sanitária e convivência social e familiar e atividades esportivas e recreativas.

Datas comemorativas tiveram atividades especiais no relato da equipe do Projeto Cidadão Mirim como, jantar no Dia das Mães, confraternização interna de alunos aniversariantes, comemoração na semana da criança, jantar de agradecimento aos padrinhos e colaboradores do projeto. Lembrando que o instrutor do Cidadão Mirim, Elton Antônio Guimarães- 3º Sgt PM fez parte da equipe dando sua contribuição valiosa para todos os alunos do curso.

O presidente do CONSEP Pedro Donizete da Silva e a equipe do Cidadão Mirim convidam familiares, amigos e todos que contribuíram para que o curso fosse uma realidade vitoriosa, para solenidade de conclusão do curso com 25 alunos, turma 2018, que acontecerá no dia 7 de dezembro às 19h30 no Clube Recreativo Aquinense.

Tendo no Provérbio 22:6 "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." lema, para o caminhar do Projeto Cidadão Mirim, todas as pessoas envolvidas no projeto carregam o sentimento do dever cumprido.