ACISSP EM FOCO - EMPRESAS E EMPRESÁRIOS

Tropicana Magazine, há 26 anos na Wenceslau Braz

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 06-03-2021 12:05 | 1181
Elaine Lopes Machado de Paula
Elaine Lopes Machado de Paula Foto: Nelson P. Duarte

Elaine Lopes Machado de Paula é graduada em Ciências Biológicas . Formou-se também em Gestão Ambiental, e cursou Design de Interiores. A formação acadêmica lhe abriu horizontes, e tem sido proveitosa, no entanto profissionalmente nunca atuou nestas áreas, pois desde muito jovem falou mais alto seu tino comercial.

Desde pequena ela ajudava sua mãe. “Sou inquieta, e sempre querendo buscar algo novo, adolescente, aos 17 anos, me senti motivada montar minha loja que inicialmente foi na avenida Monsenhor Mancini, inaugurada em 11 de junho de 1992, e já são praticamente vinte e nove anos de Tropicana”, disse Elaine.

“Acredito que o melhor sempre está por vir. Isso faz com que tenhamos ânimo para começar, poder melhorar, não ficar estagnados”, ao salientar que há vinte e seis anos a Tropicana Magazine se estabeleceu na avenida Wenceslau Braz, 534, onde houve o crescimento da empresa. Instalações amplas e modernas.

“Por bom tempo tivemos costureiras, fabricação própria. Depois retornamos com as fábricas principalmente do Sul, calçados e confecções os dois ramos que trabalho”, explica.

A loja  com o passar do tempo foi criando corpo, agregando novos produtos.  “Sempre falo,  primeiro temos que acreditar naquilo que vamos empreender, vejo o lado positivo. Se aparecer o lado ruim, a gente vai resolvendo. Trabalhamos com moda adulto, infantil masculino, feminino em geral. Brinco que vestimos de zero, a cento vinte anos”, diz.

“Nesse processo você tem que ir se adequando. A loja tem que estar bonita, e nosso design é moderno. Procuramos o tempo todo  estar atualizados”.  Para atualização do visual e funcionalidade das instalações, Elaine coloca em prática o que aprendeu no curso de Design de Interiores, feito no SESC em Ribeirão Preto.

Em atividade competitiva como é a comercial, ela ressalta a necessidade do bom atendimento. “É primordial.  Quando chega alguém para trabalhar comigo, costumo na entrevista entender que cada um se destaca em alguma coisa, cada um tem seu perfil. A única coisa que não dá para a gente dar um jeitinho é quanto ao atendimento. Se não atender bem, não souber lidar com o público, não há conserto” observa.

Com a situação atípica vivenciada há alguns anos, mais especificamente a partir  do ano passado, Elaine ressalta: “Temos que inovar, todos os meses fazer algo diferente para chamar o público, nossos clientes. Na verdade, não tem sido fácil, e ainda estamos em fase de adaptação, de melhoria no tocante a tudo o que está acontecendo. Faço reuniões com meus colabores e estou acessível às opiniões deles. E assim vamos mudando”.

No ensejo da comemoração do Dia da Mulher,  nesta segunda, dia 8, Elaine lembra que  “mulheres  tempos atrás não tinham voz, passaram ocupar seu espaço em igualdade com os homens, e se sobressaem, em posições de liderança”.

Homens e mulheres, cada um têm seu valor, mas a mulher   coloca o coração no que faz, principalmente no convívio em grupo. Ocupou espaço por ter essa visão de coração, de mãe, acolhedora, e isso faz a diferença. Essa ascensão é porque são ponderadas. Coração e razão. Firmeza em decisões, mas com delicadeza de mulher, pondera a proprietária do Tropicana Magazine.

A ACISSP está criando e brevemente estará em atividade a Câmara da Mulher Empreendedora, da qual Elaine fará parte. “Participo de reuniões da ACISSP, inclusive tento mobilizar outros empresários. É difícil as pessoas se reunirem, conscientizarem-se que somos todos um. Falta esta visão no meio empresarial que a ACISSP tem muito a oferecer”.

Você vê a mudança que houve nestes anos, a Associação é reconhecida em toda Minas Gerais por ser muito bem dirigida. Gestão muito boa que oferece muito para nós associados, e deveríamos aproveitar mais, tudo que ela oferece e está disponível, abrangente em vários campos, por exemplo, no jurídico, onde é disponibilizada assessoria aos empresários. Há o portal sempre com informações atualizadas, campanhas que são fundamentais, e participo de todas. No ano passado houve a de Valorização do Comércio Paraisense, gratuita para os associados, com prêmios excelentes, afirma Elaine.

Quanto à sua expectativa pela retomada e de melhores dias para segmentos da atividade comercial, Elaine enfatiza ser muito otimista. “Creio que nós brasileiros temos energia, garra, somos um povo diferente. É difícil nos fazer desistir. Essa força, mais do que a de nossos governantes, que muitas vezes deixam a desejar, poderiam fazer mais, e não fazem, além de uma carga tributária muito grande, é o fator que irá alavancar  o reaquecimento”.

“Com inovação, vejo a possibilidade de se fazer algo melhor. Quando enxerga estar em situação difícil você vê também as oportunidades. Dessa dificuldade que estamos passando agora vão nascer coisas boas, porque somos criativos, nós que somos empreendedores. Quem se destacar é que irá ficar”.

Quero deixar registrado que não valeria a pena nenhum tipo de trabalho se não for para você servir ao outro. É claro que há o salário, a compensação financeira a cada mês, tem o retorno. Mas  meu objetivo é servir da melhor forma possível, de modo que quem adentrar a minha empresa saia mais feliz que quando entrou. É primordial você fazer o bem, e isso vale a pena você trabalhar todos os dias, conclui Elaine Lopes Machado de Paula.