ABANDONO

Comerciante denuncia abandono de filhotes de animais em seu pet shop

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 11-03-2021 10:08 | 1603
Foto: Divulgação

O flagrante do homem que abandonou os filhotes de cachorro na porta de uma loja pet shop foi registrado por câmeras de segurança do estabelecimento, localizado na Praça Joaquim Mário, na madrugada de terça-feira (9/3). Eram pouco mais de 5h quando um veículo é estacionado na Avenida Monsenhor Mancini e o condutor desce com a caixa com os filhotes e a deixa em frente ao estabelecimento. De acordo com o dono do estabelecimento esta é terceira vez que situação semelhante acontece. “Estou divulgando para pedir ajuda para identificar o autor que será denunciado, por abandono de animais e isso é crime”, aponta o comerciante.

De acordo com o comerciante há cerca de 12 anos que ele faz a prestação de serviços de ajudar a localizar um lar para cães e gatos abandonados. “As pessoas passam aqui e procuram e ao longo do tempo já foram doados cerca de 3.500 animais”, conta. Ele não concorda é que nos últimos tempos não se sabe se a mesma pessoa ou pessoas diferentes foram até a sua loja e deixaram os animais. “Não funciona assim, temos que acabar com isso, igual aconteceu agora e foi tudo registrado, o sujeito chega estaciona de carro, pega a caixa, deixa aqui na porta e vai embora, isso não”, diz.

Conforme Paraná, este tipo de atitude não é aceitável. “Isso é abandono de incapaz, isso é crime e eu vou denunciar”, destaca.

A partir das imagens ele acredita que seja possível identificar o autor da ação. “Eu não conheço, mas já iniciamos uma campanha nas redes sociais divulgando as imagens para tentarmos descobrir quem é. Pedimos para que as pessoas divulguem e compartilhem as imagens até chegarmos ao autor”, afirma.

Indignado ele reforça que este tipo de atitude é inaceitável. “A gente tenta fazer a nossa parte sempre pensando em ajudar os animais. Agora a pessoa vem e age deste jeito não posso concordar, vou abrir processo contra a pessoa que abandona animais de qualquer jeito”, completa.

Segundo a legislação brasileira, abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro, do ano passado aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime.

A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso também aprovou em 2.020 o Projeto de Lei nº 5094 que obriga clínicas, consultórios, hospitais veterinários, pet shops e demais estabelecimentos veterinários a denunciar aos órgãos municipais indícios de maus-tratos nos animais atendidos. De acordo com a matéria, de autoria do vereador Pedro Delfante, a comunicação deverá conter  nome, endereço e contato do acompanhante do animal no momento do atendimento; e relatório do atendimento prestado, contendo a espécie, raça e características físicas do animal, descrição de sua situação de saúde na hora do atendimento e os respectivos procedimentos adotados.

Na justificativa do projeto, o vereador diz que “embora o Brasil e o mundo tenham feito uma série de avanços no que se refere à proteção dos animais na última década, ainda nos deparamos com muitos episódios de maus-tratos a animais, provando que muitos esforços ainda devem ser feitos para mudar esse terrível cenário”.