CURTAS DA EDIÇÃO 2489

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 10-03-2021 10:58 | 482
Foto: Reprodução

Alerta
As últimas chuvas deixaram a maioria das bocas de lobo na Avenida Dr. José de Oliveira Brandão Filho entupidas. Outra tarefa a ser resolvida pela Prefeitura é extinguir focos de cupins que têm aparecido, alguns já bem grandinhos, no canteiro central da referida avenida. No mesmo local, estacas que foram colocadas para proteger mudas de árvores, acabaram tombando, e outras estão para cair.

Diário Oficial
Assim como o Executivo, a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso estuda e propõe a criação de seu Diário Oficial Eletrônico conforme proposto na sessão de segunda-feira,8. Segundo informado a iniciativa tem como objetivo observar o princípio da publicidade dos atos daquela Casa. Atualmente as publicações do Legislativo são feitas no Jornal Oficial do Município que tem circulação quinzenal, o que estaria atrasando a adoção de medidas da casa.

Relatório
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG) através de seu escritório local em São Sebastião do Paraíso encaminhou ofício à Câmara solicitando o agendamento de uma data para a apresentação do Relatório Anual de 2020. O órgão apresenta detalhes sobre a produção agrícola realizada no município, com dados e informações que enfatizam o potencial agrícola desenvolvido durante o período. A mesa diretora da casa deverá se manifestar nos próximos dias sobre o assunto, já que o período de pandemia limita algumas ações desenvolvidas no Legislativo.

Audiência Pública
Na próxima quinta-feira,11, será realizada no Plenário da Câmara Municipal mais uma Audiência Pública. Em pauta nesta ocasião o tema “Os direitos da população diagnosticada com autismo”. O evento terá início às 19 horas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara. O encontro debaterá a aplicação da Lei Municipal 4596, aprovada em 2019, que institui, em Paraíso, a política pública para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Foi solicitada via ofício pelo presidente da associação sem fins lucrativos Instituto Inclua, Caio César de Toledo. A audiência seria realizada ano passado está sendo retomada agora com limite de pessoas em Plenário, de modo a respeitar o distanciamento social exigido.

Vacinas
O vereador Sérgio Aparecido Gomes é autor de Projeto de Lei que prevê a implantação no Município do programa “Vacina para todos”. A proposta é que se a União ou o Estado não conseguirem a aquisição de doses da vacina para a aplicar na população paraisense que o Município possa fazê-lo, com recursos próprios. O vereador defende que independente dos custos, a vida está em primeiro lugar. Ele lamenta e diz ser muito triste que na cidade já sejam cerca de 100 famílias que perderam seus entes queridos em função da Covid-19, uma doença avassaladora e que tem feito neste momento muitas vítimas jovens. O projeto está em tramitação na casa e deverá ter parecer das comissões pertinentes.

Recursos
Da visita do deputado Cássio Soares a São Sebastião do Paraíso, na última sexta-feira,5, saiu o anúncio de que o parlamentar fará a indicação de verba no montante de R$ 250 mil destinada à Santa Casa de Misericórdia da cidade. O parlamentar visitou as instalações do hospital recebido pelo provedor Fernando Alvarenga. Depois da reunião na Santa Casa Cássio esteve na Prefeitura, com o prefeito Marcelo Morais quando conversaram em projetos para o Município.

Cobrança
O presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro voltou a cobrar providências para a situação do trânsito na rodovia BR-491, nas proximidades do acesso ao condomínio Campo Alegre. No final de semana foi registrado mais um acidente no local, desta vez com prejuízos materiais de grande monta. Periodicamente são registradas colisões e outras situações mais graves inclusive acidentes com vítimas fatais em casos que exigem intervenções estruturais. Além de Lisandro, o vereador Luiz de Paula já acionou os órgãos competentes, via ofício, e até mesmo o deputado Antônio Carlos Arantes já foi mobilizado para a questão. Até agora bateram em ferro frio.

Recurso hídrico
Estimular e fomentar o uso consciente dos recursos hídricos. Esse é o objetivo principal do novo projeto de lei que começou a ser analisado esta semana na Câmara Municipal. Ele prevê a captação e aproveitamento de  água da chuva para fins não potáveis em novos imóveis e edificações de São Sebastião do Paraíso. O projeto é do vereador Toninho Picirilo, e seguiu para análise das comissões.

Utilização
Segundo o projeto, a água recolhida poderá ser usada em descarga de vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagem de veículos e limpeza de calçadas. O projeto abrange todas as novas construções, edificações e imóveis com no mínimo 30 metros de área construída. Não sendo obrigatório para imóveis antigos ou já existentes. Picirilo disse que para apresentar o projeto, levou em conta a diminuição das chuvas nos últimos anos, e o fato de Paraíso dispor de poucos recursos hídricos, e pelas longas distâncias para captar água potável.

Volta às aulas
A rede pública estadual de ensino de Minas Gerais iniciou, na segunda-feira,8, de forma remota, o ano letivo de 2021. Durante a primeira semana, até o dia 12 as escolas vão se dedicar às atividades de acolhimento dos alunos e desenvolver ações que promovam o estreitamento dos laços com a comunidade escolar. Outro objetivo é fazer com que os estudantes conheçam melhor as propostas pedagógicas que serão desenvolvidas pela unidade de ensino. A partir de 15/3, têm início as aulas do programa Se Liga na Educação e o processo dos Planos de Estudos Tutorados (PETs). Para auxiliar os educadores na realização das atividades, a SEE/MG encaminhou documentos orientadores para as escolas.