CURTAS EDIÇÃO 2490

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 13-03-2021 02:20 | 6625
Foto: Reprodução

Mobilização
O deputado estadual, Antônio Carlos Arantes, juntamente com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de todas as regiões estão mobilizados para realização de ações de combate a Covid-19. Ele participou de reunião semana passada na Regional de Saúde, em Passos, junto com o prefeito de Paraíso, Marcelo Morais; o vice-prefeito, Daniel Tales; a secretária municipal de Saúde, Adelma Lúcia e o prefeito de Passos, Diogo Oliveira. A transferência de pacientes foi o principal assunto da pauta e que teve desdobramentos durante esta semana. Da tribuna da Assembleia Legislativa, o parlamentar cobrou do Governo do Estado a abertura de mais leitos para o tratamento da doença em várias cidades.

Alerta
Durante reunião na quinta-feira com representantes do comércio de Paraíso, principalmente os ligados ao setor de bares, lanchonetes e restaurantes, o prefeito Marcelo de Morais alertou para o cumprimento das normas e medidas em vigor. O risco de o Município passar para a Onda Vermelha ou a Roxa, do Programa Minas Consciente existe, e segundo salientou o prefeito, se o comerciante não ajudar o município, será necessário fechar tudo.

Colaboração
Números foram apresentados aos participantes da reunião e revelam que a situação de Paraíso está controlada, graças às duras ações adotadas pela Prefeitura e com a colaboração dos setores envolvidos. Novas reuniões deverão ocorrer com outros segmentos comerciais para se alertar sobre os riscos e consequências que poderão ocorrer com o descumprimento dos protocolos apresentados.

João Pereira
Quem normalmente transita pela Avenida João Pereira de Souza, teve uma boa notícia nesta semana. O local passou por um processo de revitalização no que se refere à malha asfáltica próximo a grandes armazéns de café, onde o trânsito de veículos estava praticamente impossível. O problema é crônico naquele trecho onde já foram tentadas as mais diversas soluções e paliativos em épocas anteriores. Expectativa para que agora com o completo serviço de recuperação das partes danificadas da via a situação se resolva em definitivo.

Ampliado
O horário de funcionamento e atendimento ao público ampliado pela Prefeitura recebeu elogios de quem necessita do atendimento no Paço Municipal. É que em muitas vezes dependendo da situação as pendências acabavam ficando para o dia seguinte. A proposta também teve a justificativa de se evitar a formação de aglomerações. Era comum principalmente na abertura do expediente ver a formação de filas de cidadãos que desde os primeiros momentos tentavam agilizar o atendimento de suas necessidades. Agora com novo horário para atendimento público das 9h às 16h30 a população ganha mais tempo para resolver suas demandas na Prefeitura.

Preferência
A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos pediu vista do Projeto de Lei que obriga a aplicação do questionário M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) nas Unidades de Saúde e Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI’s de São Sebastião do Paraíso. A medida tem por objetivo prever o rastreamento de sinais precoces do autismo. Com isso, o projeto não seguiu tramitação na sessão e foi retirado de pauta para análise.

Ajuste
A Comissão de Finanças, Justiça e Legislação propôs emenda que retira do texto a obrigatoriedade de aplicação do referido questionário, trocando o termo por “preferência” de aplicação. Outra alteração é a exclusão das CMEI’s, mantendo a aplicação apenas nas unidades de saúde. A emenda ainda não foi votada.

Desembarque
Vereadores aprovaram nesta semana emenda modificativa ao Projeto de Lei que garante a idosos e deficientes a permissão para desembarcar fora dos pontos de ônibus no período noturno. Essa proposta altera uma lei municipal já existente e que já autoriza esse desembarque específico para mulheres. A emenda alterou o horário no qual mulheres, idosos e pessoas com deficiência poderão solicitar o desembarque fora dos pontos de transporte coletivo. Considerando o fluxo de alunos e trabalhadores, o novo horário é das 21 horas até as 6 horas do dia seguinte. Agora, o projeto estará em pauta para primeira votação.

Entendendo
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Pedro Delfante, Sérgio Gomes e José Luiz das Graças, realizou reunião com as funerárias que prestam serviço no município nessa quinta-feira (4). A princípio, o encontro tratou da cobrança de taxa para extensão do horário de sepultamento, mas outras demandas do setor também foram tratadas. Os pontos levantados serão analisados pelos membros da comissão e encaminhados ao Executivo, quando pertinente. Participaram representantes da Organização Social de Luto Funpar e da funerária Cidade dos Ipês e vereadores. Recentemente, a comissão também encaminhou ofício à Gestão do presídio de São Sebastião do Paraíso - I (PRES-SSP-I) para sanar dúvidas a respeito do funcionamento do local.