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Por que registrar a sua marca?

Por: Redação | Categoria: Cidades | 14-03-2021 07:00 | 667
Foto: Reprodução

Você deve registrar sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para garantir a exclusividade do uso em seu ramo de atividade e para resguardar a reparação por eventuais prejuízos causados pelo uso desautorizado da marca registrada. Sem o registro, o empresário pode até perder o direito de uso da marca e ser notificado por um concorrente que tenha uma marca igual ou parecida já registrada.

Apenas uma marca registrada pode gerar receita por meio de seu licenciamento, franquia ou venda. Somente desta forma, ela pode ser avaliada, contabilizada e, se for o caso, utilizada como garantia bancária para empréstimos, financiamentos, operações internacionais, entre outros procedimentos.

A pesquisa de marca é o primeiro passo, e o mais importante, para o registro de marca. Nesta fase, a presença de um consultor especializado em propriedade intelectual é essencial, pois com sua experiência e conhecimento no ramo, ele vai conseguir orientar o empresário da forma correta e de acordo com a Lei. E durante o processo do registro de marca, é preciso que todas as fases sejam acompanhadas de acordo com as publicações da RPI – veículo oficial de publicações do INPI.

No período, a marca solicitada pode sofrer exigências e oposições que devem ser respondidas dentro dos prazos estipulados, com a assessoria de uma empresa da área.

Se você possui um negócio, ainda que de pequeno porte, é preciso tomar alguns cuidados, não apenas para contribuir com a sua consolidação e construção de identidade, mas também para fornecer mais segurança à sua atuação no mercado, e ter sua marca registrada é uma das medidas fundamentais.

A marca é, inquestionavelmente, um elemento publicitário para captação de clientela e constitui parte do ativo do patrimônio de sua empresa. Protegê-la é um passo importante para o sucesso de seu negócio!

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Fonte: VILAGE Marcas e Patentes, empresa  com mais de 23 mil clientes e 34 anos de mercado.