CURTAS EDIÇÃO 2491

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 16-03-2021 18:11 | 6626
Foto: Reprodução

128 por hora
O vereador Lisandro Monteiro disse que do dia 22 de fevereiro até nesta segunda, dia 15, o radar instalado na avenida Zezé Amaral registrou 750 multas por excessos de velocidade, sem contar que por conta de pane, durante uma semana o equipamento não funcionou.  Conforme disse, houve registros de veículos que passaram pelo radar a 128, e 118  quilômetros por hora. A velocidade permitida naquele local é 50 por hora. Lisandro entende que a sinalização precisa ser incrementada, e chame mais atenção dos condutores. Pelo que foi dito, outros cinco radares serão instalados em vias de Paraíso.

Intenção
A Prefeitura de Paraíso anunciou no início da semana a intenção em adquirir a vacina russa Sputinik V. A medida poderá ser implementada caso o Governo Federal não consiga avançar nas negociações para a compra de mais imunizantes, então o Município está pronto para fazer a aquisição desde que haja autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para tanto foram reservados dos cofres municipais a quantia de R$1,8 milhões para possível aquisição. Ainda assim as doses são endereçadas ao Ministério da Saúde, que é quem controla a distribuição das doses conforme o Plano Nacional de Imunização.

Opção
O vereador Sérgio Gomes também está atuando em uma outra frente visando oferecer ao município paraisense a oportunidade de aquisição de imunizante para a população contra a Covid-19. Ele tem mantido contato com representante da vacina Moderna que tem interesse em trazer o produto para o Município. Segundo anunciado o custo da dose sairia a 20 dólares, entrega em 15 dias e pagamento após o recebimento. “Temos que procurar trazer a vacina para a nossa comunidade o mais rápido possível porque só assim não teremos esse terrorismo que vamos passar nos próximos 15 dias”. Ele lembrou ainda do projeto de sua autoria, que autoriza a Prefeitura a comprar as vacinas sem intermédio da União ou do estado. A proposta foi aprovada e encaminhada para sanção.

Minimizando
Inconformado com a decisão do governador Romeu Zema que determinou a implantação da Onda Roxa em todos os municípios, o prefeito Marcelo Morais afirmou que está estudando juridicamente uma forma de minimizar os impactos causados pelas medidas que entraram em vigor nesta quarta-feira. Ontem (terça) ele passou a manhã toda concedendo entrevistas e dando explicações sobre o assunto. Na parte da tarde reuniu-se com prefeitos da microrregião, e com o vice Daniel Tales e o presidente da Câmara, Lisandro Monteiro para avaliar como a medida afeta o município paraisense e como pretende reagir. Marcelo tem o entendimento de que todos os comércios são essenciais e considerou arbitrária a decisão do governo.

 

Críticas

A notícia de que Minas Gerais entraria hoje na fase roxa caiu feito uma bomba durante a reunião da Câmara de São Sebastião do Paraíso, na noite de segunda-feira. Não faltaram críticas ao governador Romeu Zema. O vereador Vinício Scarano (CIDADANIA) manifestou repúdio a quem “não respeitou os protocolos, fez aglomeração e festas clandestinas. Porque quem transmite, de acordo com as informações, é esse tipo de pessoa, e quem tem a letalidade são os idosos”. Para Sérgio Gomes (PTB), a situação atual poderia ser evitada. Ele criticou a atuação do governo federal no trato com a pandemia e a aquisição de vacinas. “Estamos procurando alternativas para a nossa comunidade.

 

Mais críticas

O presidente da Câmara, Lisandro Monteiro (SD) classificou a situação como lamentável e afirmou que muitas pessoas e estabelecimentos estão sendo imprudentes, citando casos recentes de eventos clandestinos na cidade. “Os inocentes vão pagar pelos pecadores, porque vai fechar tudo. O vereador Toninho Picirilo (PSL) também deu sua opinião. “Ficamos entristecidos por ver tantas pessoas morrendo e outras que fatalmente vão morrer por falta dessa vacina, de recursos. Mas sou totalmente contra a situação que Minas Gerais vai entrar. Por outro lado Marcos Antônio Vitorino (PSC), Luiz de Paula (PP) e José Luiz das Graças (PRB) parabenizaram a atuação da gestão municipal para coibir desrespeitos aos protocolos de segurança.

Adiada
A reunião que estava previamente marcada para ocorrer na tarde desta quarta-feira,17, na Câmara Municipal de Paraíso, com proprietários ou representes de postos de combustíveis foi cancelada. Seriam ouvidos em suas explicações sobre os motivos dos preços tão altos praticados na cidade em comparação com outras cidades do estado. Ironicamente, há quem diga que a força do setor é tão grande a ponto de o encontro ter sido adiado e as cobranças esfriarem.

Agilizou
Diante da incerteza de quando a Câmara voltará a se reunir em Sessão Ordinária, devido a Onda Roxa, instalada no Estado, o vereador José Luiz das Graças solicitou que os projetos que já tivessem parecer fossem votados em primeira e segunda votação para não serem prejudicados. Assim foi feito com aprovação do plenário. Depois do painel eletrônico, a hora é de testar novas tecnologias para a realização de Sessões On Line, ou seja, com os vereadores podendo participar de suas casas, como já acontece com a Assembleia Legislativa e várias outras Câmaras de Minas e até da região. Evoluir é preciso, diria o saudoso Ulisses Guimarães 

Merenda
O vereador Marcos Vitorino fez indicação ao prefeito Marcelo Morais para que com a suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino devido a pandemia, ele determine estudos junto a secretaria competente para a possível distribuição de alimentos que seriam utilizados na preparação de merenda. Marcão sugeriu sejam feitos os kits e entregues à famílias de alunos. Lisandro disse que iria verificar a questão, pois estavam sendo distribuídos. A despesa da merenda escolar, conforme disse, vem do Fundeb.