BOMBEIROS

De olho na estiagem, Bombeiros iniciam segunda etapa da Operação “Alerta Verde”

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 18-03-2021 13:30 | 490
Foto: Reprodução

A Operação Alerta Verde, do Corpo de Bombeiros,  teve início no dia 01/03 e acontece em todo o Estado de Minas Gerais nas Unidades Operacionais e tem como objetivo principal a redução de incêndios, vistoriando lotes vagos no perímetro urbano, em antecipação ao período de estiagem, para conter o avanço nos números de incidências de incêndios que é crítico nesse período. A Operação também busca fortalecer a integração com as prefeituras por intermédio das Secretarias do Meio Ambiente, Defesa Civil e Vigilância Sanitária para desenvolvimento dos trabalhos relativos à fiscalização dos lotes vagos.

Em São Sebastião do Paraíso foi realizado um estudo dos últimos quatro anos em locais de maiores reincidências, ou seja, que o bombeiro esteve presente mais de uma vez no ano no mesmo local combatendo incêndios.

O estudo abrangeu além das reincidências de incêndios, os riscos associados à degradação do meio ambiente como de continuidade em matas nativas e de preservação permanente no perímetro urbano, bem como de atingir mananciais como os córregos Liso, Rangel, Carrapatinho etc.

Com o estudo foi criado um Plano de ação para vistorias estratégicas nestes locais e demarcados os locais via georeferenciamento (GPS). A primeira etapa da Operação Alerta Verde encerrou-se domingo  (14/3), sendo realizadas nesse período, setenta vistorias em uma área total de aproximadamente cinco milhões e cinquenta mil metros quadrados no perímetro urbano de São Sebastião do Paraíso.

A segunda etapa que teve início nesta segunda-feira, dia 15/03, estão sendo realizadas vistorias em lotes vagos nos bairros com maiores números de acionamentos e registros de incêndios, bem como de maiores presenças de lotes vagos e de expansão urbana, como exemplo os bairros Jardim Diamantina, Nascente do Paraíso, Califórnia Garden, Jardim Mediterranèe, Residencial Alto Paraíso, Jardim Daniela etc, podendo se estender para outros bairros.

As irregularidades constatadas nas vistorias estão sendo descritas em boletins de ocorrências e encaminhadas à Vigilância Sanitária do município, onde os proprietários, se for o caso, serão notificados, para fazerem as manutenções nos terrenos de acordo com a legislação municipal.

As vistorias em lote vago estão sendo realizadas diariamente, desde o dia 01/03, com previsão de ocorrer até o dia 31/03.

O 2º Pelotão BM atendeu em São Sebastião do Paraíso e região circunvizinha entre os anos de 2019 e 2020 mais de setecentas ocorrências de incêndios em geral. “A população precisa compreender que estas vistorias são de extrema importância para que juntos possamos reduzir os incêndios bem como para evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos. Pedimos a colaboração e a conscientização da população e orientamos aos proprietários a manterem os lotes vagos limpos e carpidos, sem a presença de lixo, entulho, madeira, sofás e pneus velhos e que há locais apropriados para sua destinação e que podem procurar a Vigilância Sanitária Municipal para se inteirarem” finaliza o comandante do 2º Pelotão BM, tenente Monteiro.
(por Ascom Corpo de Bombeiros em São Sebastião do Paraíso)