CÁSSIA

Presidente do Sebrae e vice-presidente da ALMG visitam obras de santuário em Cássia

Por: Redação | Categoria: Cidades | 17-03-2021 05:18 | 942
Foto: Divulgação

O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; e o vice-presidente da Assembleia Legis-lativa de Minas Gerais, deputado Antonio Carlos Arantes, visitaram no sábado, 13, as obras de construção do maior santuário do mundo dedicado a Santa Rita. O templo está sendo erguido em Cássia, por iniciativa do empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, que idealizou e está construindo o empreendimento com recursos próprios. Devoto de Santa Rita, após a conclusão da obra Paulo Flávio fará a doação para a Mitra Diocesana de Guaxupé, que ficará responsável pela administração da igreja e do seu entorno.

Além de Paulo Flávio, Melles e Arantes foram recebidos em Cássia pelo prefeito Rêmulo de Carvalho Pinto (Reminho) e pelo secretário de Turismo, Diego Borges.

As lideranças percorreram o canteiro de obras, conhecendo detalhes do projeto, que chama a atenção pela grandiosidade do espaço para acolher os fiéis, como também pela proposta do empreendimento em ser indutor de desenvolvimento no município de Cássia e região, especialmente por meio do turismo religioso e de lazer, aproveitando também a proximidade e as potencialidades do Parque Nacional da Serra da Canastra e os lagos artificiais de Furnas e Peixoto.

Na visita, o empresário Paulo Flávio e o prefeito Reminho colocaram em pauta a necessidade da construção de um acesso rodoviário de seis quilômetros, interligando a rodovia MG 344 à região do Santuário. A previsão é que o atrativo religioso atraia milhares de fiéis de todo o país para Cássia, causando um fluxo de automóveis e ônibus que as vias urbanas do município não comportariam.

Na esteira do intenso movimento de fiéis, as lideranças vislumbram a oportunidade da exploração turística e, para tanto, já se preparam com o apoio do Sebrae na formulação de plano municipal de turismo para Cássia.

De acordo com Melles, o Sebrae, por meio da regional Centro-Oeste e Sudoeste da entidade, está iniciando ações em parceria no município, por exemplo, a contratação de um consultor especializado em turismo religioso no Brasil – que já prestou serviços para CNBB – que fará um plano tático e acompanhamento do grupo durante todo o ano de 2021.

Há também a construção do plano de marketing do santuário para captação de novos parceiros, a reformulação do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), capacitação das empresas do segmento de turismo, e a contratação de um especialista para apoiar na estruturação da área comercial do santuário.

“Tivemos a honra de receber o presidente nacional do Sebrae Carlos Melles e o deputado Antonio Carlos, e quero dizer que estou muito satisfeito, porque o Santuário começou a tomar as suas dimensões. É muito bom ter o envolvimento de pessoas especiais e de alto nível, que estão apoiando a obra para o bem de todos”, disse o empresário Paulo Flávio, confirmando que o santuário será inaugurado no dia 22 de março de 2022.

Aliado do governador  Romeu Zema, o deputado Antonio Carlos será portador de uma solicitação para a construção da alça viária de acesso ao Santuário. No interior do templo, foi gravado um vídeo com falas de Paulo Flávio, prefeito Reminho, Carlos Melles, e do próprio Arantes, sensibilizando o governador para a importância do investimento para o desenvolvimento. 

“Estou muito feliz e até emocionado, eu sonhava estar aqui com o Paulo e o Reminho conhecendo esta obra fantástica, não só pelo tamanho, mas pela qualidade e pelo que vai representar em termos de turismo, especialmente o religioso, que é transformador e abre perspectivas para outros tipos de turismo. É um baita presente, o Paulo é um homem de Deus e faz isso com maestria, aqui está a expressão de Santa Rita, e o Sebrae está junto, apoiando”, pontuou Carlos Melles.

O Santuário
O novo Santuário de Santa Rita está com obras adiantadas no município de Cassia, sendo construído em uma área de 150.000m² com 100.000m² de construções, tendo estacionamento para 200 ônibus, 1.000 carros, igreja com 7.000m² para 5.000 fieis sentados, casa  para os  padres, réplica da Casa de Santa Rita, praça de alimentação, centro comercial com 48 lojas, jardins e etc.

Perguntado sobre o valor do investimento, o empresário diz que trata-se de um presente, e por isso não se fala em valor. Mas estimativas apontam o investimento aproximado de sete milhões de dólares (em torno de 42 milhões de reais).
(por Paulo Delfante)