CURTAS EDIÇÃO 2493

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 24-03-2021 00:10 | 508
Foto: Reprodução

Fechar as portas
O prefeito Marcelo Morais foi notificado pouco depois das 16 horas de ontem, da decisão do juiz Osvaldo Medeiros Néri, que em acatamento a Ação Civil com pedido de liminar proposta pelos promotores Cristiano Cassiolato e promotora Manuela de Oliveira Nunes Maranhão Ayres Ferreira. Nela o juiz determina que o prefeito terá 24 horas desde que foi citado, para cumprir determinações do Comitê Extraordinário Covid 19, que implantou a chamada Onda Roxa no Estado. Entre as medidas, consta o fechamento até o próximo dia 31, quarta-feira próxima, do comércio tido como “não essencial”.

Ser ouvido
Pouco depois das 18 horas de ontem, vereadores à Câmara de São Sebastião do Paraíso se reuniram e se manifestaram solidários com o comércio e trabalhador paraisense, bem como ressaltaram o esforço do prefeito Marcelo Morais para que as portas do comércio e de outras atividades permanecessem de portas abertas. O presidente Lisandro Monteiro disse que decisões judiciais são mesmo para ser acatadas, mas opinou que o Judiciário poderia ter chamado vereadores e prefeito para serem ouvidos, lhes dando oportunidade de esclarecer a real situação das ações no combate à pandemia no município.

Novo horário
A reunião semanal dos vereadores de São Sebastião do Paraíso, em Sessão Ordinária, ocorreu segunda-feira,22, em horário diferenciado, às 16 horas. O mesmo horário está mantido para a próxima segunda-feira,29. A mudança se deve em função do cumprimento das determinações da Onda Roxa, do programa Minas Consciente, que proíbe a circulação de pessoas nas ruas após as 20 horas. Ultimamente a sessão estava sendo encerrada após as 22 horas. No ano passado também por algumas vezes a reunião ocorreu no período da tarde.

Ausentes
Duas ausências foram justificadas na sessão da Câmara. A vereadora Cidinha Cerize está em casa cumprindo quarentena por ter testado positivo para o coronavírus. Na semana anterior ela também já havia se ausentado como parte do processo de isolamento a que se submeteu. A expectativa é de que nos próximos dias ela já liberada retorne as atividades. O vereador Luiz Benedito de Paula, também se ausentou em função do luto pelo passamento de seu pai, Pedro Caetano de Paula, de 84 anos, ocorrido no domingo, 21 de março.

Vacinação
E a campanha de vacinação de idosos contra a Covid-19, prossegue na cidade. Na terça-feira, 22, o atendimento foi reservado as pessoas com idade a partir de 78 anos. Nesta quarta-feira, 24, é a vez de quem está com 77 anos e amanhã, quinta-feira, 25, será a vez de quem tem 76 anos. O atendimento é realizado na Arena Olímpica, no período de 9 às 16h30. Importante que o idoso tenha em mãos um documento com foto e também o cartão de vacinação. Ainda nesta semana é aguardada a chegada de novas doses da vacina o que possibilitará a continuidade do trabalho abrangendo outras faixas etárias dentro dos 70 anos.

 

Sinalização

O vereador Pedro Sérgio Delfante é o autor da indicação ao Executivo para que em conjunto com a Concessionária AB Nascentes das Gerais, providencie melhorias na sinalização e também implante um sistema de iluminação na rodovia BR-491, trecho onde iniciaram as obras para implantação do Atacado ABC. A justificativa do legislador é de que o trecho já é considerado perigoso, com registro de acidentes frequentes. Com a intensificação das obras e o aumento do fluxo de pessoas nas imediações o risco de ocorrência de mais acidentes torna-se mais iminente, sendo necessário, segundo ele, a adoção de medidas preventivas.

 

Emergencial

Um grupo de representantes de músicos que atuam em Paraíso foram à sessão da Câmara. Reivindicaram dos vereadores o apoio para aprovação de auxílio emergencial, proposto conjuntamente pelos vereadores Juliano Carlos (Biju) e Vinício Scarano. A indicação prevê R$ 300, por três meses. Vereadores se mostraram solidários. Caberá ao prefeito Marcelo Morais aprovar o vetar. Músicos solicitam também a criação de mais fontes de renda para os profissionais do setor, há cerca de um ano sem poderem exercer suas atividades e ao mesmo tempo sem receber seus salários. Uma das sugestões levantadas foi a utilização de verba remanescente da Lei Aldir Blanc, não utilizada ano passado.

Cidade inteligente
Deu entrada na Câmara Municipal projeto de autoria do vereador Vinício Scarano Pedroso, que prevê a criação em Paraíso do conceito Cidades Inteligentes. O autor defendeu o projeto argumentando que Cidades inteligentes são aquelas que otimizam a utilização dos recursos para servir melhor os cidadãos. Isso vale para a mobilidade, a energia ou para qualquer serviço necessário à vida das pessoas. Outras instituições consideram que uma cidade inteligente precisa ter mobilidade limpa e acessível, com a ajuda da tecnologia. Algumas entendem que as pessoas é que devem ser inteligentes e ter poder de escolha sobre seus estilos de vida, trabalho e viagens.

Guardinha
Expectativa para os próximos dias ou semanas para a retomada das obras de pavimentação da estrada em direção ao Distrito de Guardinha. O período das chuvas, em que os trabalhos foram interrompidos, está chegando ao fim e a fase voltará a ser propícia para o andamento e continuidade dos trabalhos. Alguns dos novos trechos já foram licitados, recursos existem disponíveis e há aqueles prometidos que já foram anunciados e ainda não chegaram. Como anunciado há até a possibilidade de uma frente de serviço ser iniciada a partir do distrito. Há esperança de que ainda neste ano o trabalho todo possa ser concluído.