Basta
A população de São Sebastião do Paraíso e da região poderão acompanhar através da TV Câmara, a transmissão na íntegra da reunião convocada pelo presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro. A iniciativa visa dar um basta ao não funcionamento do comércio não essencial, previsto na Onda Roxa do plano Minas Consciente, imposto pelo Governo de Minas. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários de Saúde e demais lideranças foram convidados a debater sobre a abertura do comércio durante a pandemia. Lisandro, enquanto comerciante e também como representante do povo fez um desabafo ao governador dizendo que não dá mais para ficar com as portas fechadas, ainda mais com a prorrogação das medidas por mais uma semana. A intenção é que todos possam voltar a funcionar na segunda-feira,12, já que todos os comerciantes se consideram como essenciais.
100 dias
Neste sábado, prefeitos e vice-prefeitos empossados em 1º de janeiro de 2021 completam 100 dias de administração. O período não foi fácil para ninguém principalmente no enfrentamento da pandemia da Covid-19. A tendência é o governo, principalmente, no caso de Paraíso se deslanchar ainda mais, uma vez que o caminho das pedras já se tornou conhecido e se torna mais fácil percorrer os meandros por onde se tem de passar e chegar aos objetivos almejados.
Energia sustentável
O deputado Arantes é autor de Projeto de Lei apresentado nesta semana na Assembleia Legislativa de Minas, iniciativa que cria o Plano Mineiro de Mobilidade Sustentável. São previstas metas para que o Governo de Minas promova a transição energética no setor de transportes. O objetivo é incentivar a utilização de veículos elétricos, à bateria ou híbridos. Com isso a expectativa de que ocorra menos emissão de gases de efeito estufa e menos poluição atmosférica. A proposta abrange ainda que as mudanças ocorram nas frotas de veículos do Estado e dos ônibus intermunicipais. A indústria automobilística está investindo na eletrificação dos carros e é preciso estar preparado para esta mudança, admite o parlamentar.
Novos horários
Por falar em transporte, a Prefeitura de Paraíso divulgou durante a semana os novos horários do transporte coletivo municipal que já estão em vigor. Com a entrada em operação da empresa contratada emergenci-almente para a prestação do serviço no setor, foram necessários alguns estudos e consequentemente algumas adequações em relação aos itinerários. A intenção é reduzir custos operacionais, dinamizar o sistema fazendo com que os roteiros percorridos pelos ônibus sejam mais eficientes e que traga maior agilidade, beneficiando os usuários. A iniciativa chega acompanhada da campanha que visa promover o uso dos ônibus. A justificativa é de que é: “mais econômico, polui menos, diminui o risco de acidentes e causa menos congestionamentos no trânsito”.
Mutirão da Dengue
Neste sábado a partir das 8 horas acontece mais uma etapa do Mutirão contra a dengue em São Sebastião do Paraíso. O trabalho será desenvolvido nos bairros Rubens Rocha, Verona, Vila Ipê, Jardim América, Dona Augusta, Cristo Rei e na Avenida Dr. José de Oliveira Brandão Filho. A equipe do Controle de Zoonoses estará presente para o recolhimento de todo o material que precisa ser descartado. Também ocorrerá a coleta de pilhas, baterias, lixo eletrônico, pneus, colchões e óleo usado. O ponto de recolhimento funcionará na Praça do Verona, ao lado da E.M. Ibrantina Amaral.
Volta às aulas
O assunto voltou a ser pauta de reunião na Câmara Municipal de Paraíso nesta semana. Vereadores se reuniram com representantes de algumas escolas particulares do Município que mais uma vez têm insistido no retorno das atividades, sendo observados os protocolos e normas de segurança. Foram apontadas as dificuldades e prejuízos que o cancelamento das aulas tem causado para o setor. A expectativa é de que com o fim da Onda Roxa a Prefeitura dê autorização para a retomada das atividades, já que todos os vereadores presentes na reunião deram apoio às reivindicações apresentadas. Já o prefeito Marcelo Morais é de opinião de que a autorização acontecerá ao mesmo tempo para todas as escolas abrangendo as particulares, estaduais e municipais e disse ainda que do contrário nem tem conversa.
Merenda
Outra reunião ocorrida na sede do Legislativo desta vez com a participação de representantes da Prefeitura teve como pauta a questão da distribuição da merenda escolar. Vereadores e demais participantes do encontro puderam tirar dúvidas sobre o fornecimento da merenda escolar às famílias, enquanto as aulas presenciais continuam suspensas. A resposta é que sim e o fornecimento será feito a cada três meses. Ano passado foram feitas distribuições de cestas de alimentos atendendo de imediato as crianças oriundas de famílias vulneráveis. A reunião foi solicitada por vereadores após questionamentos de pais que se encontram em dificuldades devido ao período de pandemia em que muitos perderam ou tiveram suas rendas reduzidas.
Contra o feiticeiro
O senador Carlos Viana (PSD-MG) vai colher assinaturas no Senado para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Mas, não é para investigar as ações do governo federal durante a pandemia de COVID-19, como quer o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O parlamentar quer apurar o próprio juiz por ter determinado a abertura do processo e alegou ‘’um completo desrespeito entre os poderes da República’’. O feitiço voltou contra o feiticeiro.