MONTE SANTO DE MINAS

Após surto em asilo de Monte Santo, idosos foram internados em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 16-04-2021 16:46 | 1151
Idosos do Asilo Allan Kardec receberam segunda dose da vacina contra a covid no início de fevereiro
Idosos do Asilo Allan Kardec receberam segunda dose da vacina contra a covid no início de fevereiro Foto: Divulgação

O Asilo Allan Kardec, de Monte Santo de Minas, registrou no meio de semana um surto de Covid-19 entre os internos da instituição. Do total de 65 idosos atendidos, 46 testaram positivo e 30 estavam assintomáticos. Mesmo tendo já recebido a segunda dose da vacina contra a doença os idosos foram testados novamente e seis deles acabaram sendo transferidos e internados na Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia, em São Sebastião do Paraíso, que é referência para as cidades da microrregião.

Conforme divulgado os idosos apresentaram apenas sintomas leves. Todos os internos do asilo já haviam recebido a segunda dose da vacinação em fevereiro deste ano. As vítimas são moradores do Asilo Allan Kardec e possuem faixa etária entre 75 a 93 anos de idade.

A descoberta do surto se deu através de uma moradora da instituição que foi atendida, no Pronto Atendimento em Monte Santo de Minas. Ela foi submetida a exames e testou positivo. Em seguida os demais idosos do asilo também foram examinados e novos diagnósticos positivos foram confirmados, sendo que os pacientes estavam assintomáticos. A partir dos resultados confirmados eles foram sendo isolados e passaram a receber acompanhamento diário.

Mesmo com a situação controlada, seis asilados foram transferidos e internados em São Sebastião do Paraíso que é referência para Monte Santo de Minas e demais cidades da microrregião. Os idosos estão mantidos na ala de Enfermaria e sem necessidade de serem intubados, ou encaminhados para UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), possivelmente em função dos efeitos da vacina já tomada.

Os demais pacientes estão sendo acompanhados pela instituição com apoio da Prefeitura que disponibilizou mais um médico para ajudar no tratamento e acompanhamento dos idosos. O caso também está sendo avaliado pela Vigilância em Saúde que tenta descobrir a origem do surto no asilo.

Conforme Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Monte Santo de Minas na tarde de quinta-feira,15, o Município estava com 669 casos positivos desde o início da pandemia.

O mesmo documento apontava para a existência de dois internados no hospital de Paraíso, em investigação, além de outras 17 pessoas confirmadas e internadas na Santa Casa de Paraíso, sendo quatro delas na UTI. Os números citados apontam a existência de outros pacientes internados além dos idosos do asilo. Ainda no município montessantense há o registro de 488 pessoas recuperadas, 138 em tratamento domiciliar e 23 óbitos registrados até 15 de abril.

Boletim Covid Monte Santo