A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso fechou um acordo com a Ong Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais para o maior programa de castração de cães e gatos do Brasil, que será realizado no Município em maio. O trabalho, que conta com apoio do deputado estadual Noraldino Junior, atenderá a quatro mil animais e terá custo zero para a população de São Sebastião do Paraíso.
A apresentação do projeto ocorreu no Teatro Municipal Sebastião Furlan, sexta-feira (16/4). O prefeito Marcelo de Morais disse que se tratava de “um dia muito especial, por dar início a um projeto voltado para a causa animal”. Salientou que irá além da castração de quatro mil animais, como se pretende. A meta é oferecer medicação para tratamento pós operatório aos animais de pessoas de menor poder aquisitivo.
Anunciou que as antigas instalações do CEACA (fica na rodovia MGC 491) sentido Paraíso – Monte Santo, serão transformadas em um grande abrigo para animais, e providências estão sendo tomadas neste sentido.
O presidente da Câmara Municipal, Lisandro José Monteiro afirmou que aquela casa legislativa dará todo o apoio neste ato de defesa aos animais. Sugeriu que a castração se estenda a cães e gatos existentes na zona rural e também no Distrito de Guardinha e Termópolis.
O vice-prefeito Daniel Tales destacou que há um projeto a curto, médio e longo prazos a se desenvolvido pela administração do município, no tocante à causa animal. A castração será o primeiro passo, disse.
O maior programa de castração do País será organizado no Estádio Irmãos Capatti (campão), ao lado Arena Olímpica João Mambrini. Serão três equipes dispostas em três castramóveis. Ao todo, os trabalhos de castração envolverão 21 profissionais especializados. Segundo informações, cada equipe tem capacidade para castração de até 75 animais, o que chega a 225 por dia.
O custo será zero para a população e a medicação, de baixo custo, para o pós-operatório será a amoxicilina (250 ou 500 mg), dipirona gotas e rifamicina spray. Conforme salienta Marcelo Morais o serviço será disponibilizado não apenas para animais que pertencem a tutores de baixa renda. Haverá cadastramento, e oportunamente será amplamente divulgado, como deverá ser feito.
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso investirá nesse evento R$ 60 mil em recursos próprios, além de R$ 290 mil de emenda parlamentar destinada para o programa de castração pelo deputado estadual Noraldino Junior.
De acordo com os coordenadores das equipes dos castramóveis, Frederico Fagundes e Simone Krass, a Ong Ajuda Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais, que foi fundada em 2002, já castrou, desde 2016, mais de 70 mil animais contribuindo, assim, para a redução da população de animais abandonados.
Este programa de castração, pioneiro no País, é uma iniciativa da Prefeitura de Paraíso que, preocupada com a situação dos animais no Município, buscou medidas efetivas para realizar o controle populacional de cães e gatos.
Conforme o prefeito Marcelo Morais, o evento vem sendo estudado pela Municipalidade desde o início de seu mandato. A ideia é que seja realizado no mês de Maio, integrando o calendário de eventos para a comemoração dos 200 anos de São Sebastião do Paraíso.
A professora Vânia Rosa Morais, esposa do prefeito Marcelo, presente ao evento, disse ser defensora da causa animal.
“É uma satisfação muito grande para a Administração Municipal poder dar este presente a nossa população. Esperamos, também, contar com o apoio das Ongs de proteção animal do município, para que possamos levar esse trabalho a todos os animais possíveis do município”, finalizou Marcelo Morais.
Estiveram presentes secretários municipais, vereadores, funcionários municipais e representantes de vários segmentos da comunidade paraisense.