A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, de São Sebastião do Paraíso iniciou na segunda-feira (19/4), uma campanha de conscientização da população intitulada “É na faixa que o respeito pede passagem”. Outro trabalho realizado nas ruas e avenidas da relacionada ao mesmo tema é a revitalização da pintura de faixas em diferentes regiões da cidade. Paralelamente as ações surgem reivindicações de vereadores que cobram medidas para mitigar os abusos, os riscos e perigos existentes no trânsito local.
A campanha “É na faixa que o respeito pede passagem”, iniciada nesta semana tem por objetivo conscientizar os condutores quanto ao respeito à sinalização destinada a travessia dos pedestres. As ações acontecem de forma lúdica e chamam a atenção dos condutores e pedestres, para mostrar a importância de todos os envolvidos estarem atentos ao trânsito, comenta a a coordenadora da Divisão de Educação, a guarda-civil municipal Gisele Maria da Silva. “Assim que o condutor vê o pedestre na calçada, ele deve reduzir, automaticamente, a velocidade e parar o veículo para o pedestre fazer essa travessia”, detalha.
Gisele explica ainda que outro mecanismo existente e que deve ser observado com atenção pelos motoristas é o sinal que o pedestre faz, mas que é pouco utilizado e quase não se vê em uso. Há outros mecanismos de defesa dos pedestres que também deveriam ser mais observados e que acabam caindo em desuso.
“A faixa elevada, em si, foi feita para que o condutor reduza a velocidade, mas sabemos que muitos não respeitam ou, as vezes, o condutor do carro para, mas o motociclista não, podendo provocar acidentes”, acrescenta.
Conforme a coordenadora no trânsito a preferência é sempre do mais frágil. “Isto está previsto no Código de Trânsito Brasileiro. É por isto que estamos sempre destacando estes detalhes que fazem toda a diferença. Mesmo que às vezes o pedestre não respeite as regras, em um acidente quem se machucará mais é ele. Por isso é importante o condutor sempre estar atento”, completa.
Reivindicações
Outra ação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes também iniciada nesta semana é a revitalização de diversas faixas de pedestres do Município. O trabalho de pintura das faixas acontece em vias como as avenidas Oliveira Resende, Brasil, Zezé Amaral e deverá contemplar ruas de outras regiões da cidade ao longo da semana.
Paralelamente as ações também na segunda-feira,19, surgiram novas reivindicações dos vereadores relacionadas ao tema. O vereador Luiz Benedito de Paula, reclamou do excesso de velocidade dos condutores e já havia citado e pedido atenção para o cruzamento entre as ruas Pinto Ribeiro e Geraldo Marcolini onde são registrados constantes acidentes. “É preciso que se tome alguma providência, inclusive com o estacionamento de vagas para carga e descarga entre outras medidas”, menciona.
O vereador Marcos Vitorino pediu a colocação de faixa elevada na Rua Pimenta de Pádua, próximo a um supermercado, no centro. “Ali acontece a travessia de pedestres, muitas vezes consumidores do próprio supermercado que vão ou saem do estacionamento. Tenho informação de que ali já ocorreram atropelamentos inclusive com vítima fatal, é preciso que se faça alguma coisa antes que esta situação se repita”, diz.
Ele acrescentou a necessidade de reparos numa canalização de água pluvial na avenida Delfim Moreira. “Fica próximo a Igreja Adventista e pode provocar um acidente grave, mas é uma situação evitável desde que se tome alguma providência, em uma reivindicação que faço pela segunda vez nesta casa”, finaliza