Arrependeu
O presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro, disse estar arrependido por ter marcado a realização da Audiência Pública, sobre o transporte público, para acontecer com uma hora de antecedência da Sessão Ordinária da Câmara. Os debates da primeira reunião se estenderam para bem mais do que o imaginado, fazendo com que a reunião tradicional fosse iniciar já passando das 21 horas. Ele jurou que as próximas audiências acontecerão em outro dia ou horário bem diferente do que a reunião normal de segunda-feira. A desta semana ocorreu sem cortes e terminou depois das 23 horas.
Colapsar
Um alerta foi dado durante a audiência pública de que o sistema de transporte coletivo no atual modelo existente no município poderá colapsar se não sofrer modificações. A queda na quantidade de usuários é o principal reflexo da situação. O serviço que já chegou a ser responsável pelo transporte de praticamente um terço da população mensalmente chegou ao ponto de cair para 19 mil usuários/mês.
Concorrência
Com a concorrência de mototaxistas e carros de aplica-tivos a situação vem se degradando para o setor de transporte público, e mesmo com subsídio pago pelo poder público a situação poderá se tornar inviável. Até mesmo a licitação anunciada para este ano já está sendo adiada para 2.022, também em função do período pandêmico.
Impopular
Uma das soluções para resolver a questão não é bem vista por ser considerada medida antipopular. Trata-se da regulamentação dos serviços relacionados a mototáxis e também os veículos de aplicativos. Somente da primeira categoria são cerca de 280 pessoas envolvidas. Se 80 forem habilitados, restariam 200 desempregados que numa multiplicação simples pode representar no mínimo cerca de 600 votos que nenhum político quer perder. Sem colocar o dedo na ferida e sem outras alternativas plausíveis, o jeito é ir mantendo o sistema mesmo que de forma precária, com uma certa qualidade de forma que fique bom para os envolvidos, se bem que o usuário é o maior prejudicado.
Assegurado
Sobre a diminuição do número de passageiros no transporte coletivo, o vereador Vinício Scarano disse que não se deve jogar nas costas da população, porque estamos vivendo uma pandemia, tivemos “onda roxa” há pouco tempo, e isso influenciou no número de passageiros. Ele ressaltou que alguns artigos de lei asseguram o transporte público, e “temos que encontrar uma solução”;
Técnico em Libras
Conforme já havia dito, o presidente da Câmara, Lisandro Monteiro reafirmou durante a sessão de segunda (26/4), a intenção de contratar técnico em tradução e interpretação de Libras para atuar naquela Casa. Na referida sessão entrou em tramitação projeto de lei que institui o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência., e o Fundo da Pessoa com Deficiência no Município de São Sebastião do Paraíso. Interessados em atuar como tradutor e interpretador em Libras, devem entrar em contato com a Câmara.
Repúdio
O vereador Sérgio Aparecido Gomes criticou com veemência o cancelamento da realização do Censo Demográfico Populacional, adiado de 2020 e marcado para este ano. Segundo ele o evento é importante balizador para adoção de políticas públicas, desenvolvimento de programas e ações junto a população. Também é através da medição de quantos habitantes existem nos municípios que é feito o rateio do repasse das verbas públicas. Em época de crise econômica diz o vereador, não é interessante para o governo verificar que em várias localidades como em Paraíso houve significativo aumento da população que resultaria em maior repasse de recursos, protestou.
Tretas
Passados os primeiros 100 dias do início do atual mandato o clima de harmonia e unidade entre alguns dos vereadores já não é mais o mesmo. Não que deva ocorrer unanimidade sempre, mas as discordâncias muitas vezes fazem parte do processo, ainda mais na política, onde os interesses são diversos. Com isso tem sido possível notar de forma cada vez mais frequente os “nobres pares” se divergirem por votos contrários em projetos, parecer e principalmente em posicionamentos distintos. Segunda-feira, esta situação ficou evidente em vários momentos dando vazão para trocas de farpas, discussões acaloradas.
Nova diretoria
O Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) realizou eleição para a nova diretoria que irá compor o órgão no biênio de 2021/2022. Para presidente foi eleito o assessor parlamentar na Câmara Municipal, Marcelo Morais da Silva (Marcelo Cela Veia), vice-presidente o chefe do Departamento Agropecuário, Marco Aurélio Alves de Paula, para secretaria Camila Rodrigues Silos e segundo secretário, Adalberto Pierre de Souza.
Ajuda resolver
O Conselho é um órgão deliberativo que recebe demandas do setor agropecuário através das associações de famílias de produtores rurais. Diante disto, o CMDRS é responsável por levar até os poderes Legislativo e Executivo as reivindicações, intermediando algumas questões no sentido de ajudar a resolver os problemas apresentados pelo setor.
On line
Casamentos por videoconferência, escrituras de compra e venda de imóveis online, registros de propriedade feitos de forma digital, protesto de dívidas, cancelamento de títulos e registros de documentos pela internet. Passado um ano da chegada da pandemia uma verdadeira revolução se instalou em uma das mais tradicionais atividades jurídicas do País. Os Cartórios se tornaram digitais. Com 93% da totalidade de seus atos já disponíveis online, os Cartórios contam hoje com mais de 150 serviços eletrônicos à disposição da população, tenho praticado mais de 250 milhões de atos digitais desde o início da pandemia da Covid-19.