SEMPRE

As lutas e desafios do trabalhador neste 1º de maio

Por: Redação | Categoria: Cidades | 02-05-2021 06:54 | 670
Foto: Reprodução

Temos a grata satisfação de celebrar nesta data, 1º de maio, mas que foi instituída e escrita nos anais da história com sangue, lágrimas, deixando claro, nu e patente que a vida de um  trabalhador é de lutas e desafios. Com isto, muitos desafios se apresentam dia a dia a cada trabalhador, isto nos vários segmentos, mesmo assim, de forma alguma, os trabalhadores podem deixar passar em branco essa data de luta no momento tão difícil para a classe trabalhadora.

Enfrentamos o inimigo novo que é o vírus, mas também continuamos enfrentando um inimigo conhecido chamado exploração da classe trabalhadora.

O governo neoliberal que está no poder tem um plano macabro de aniquilar os direitos dos trabalhadores e tenta de toda forma reduzir os direitos que foram conquistados durante anos pela classe trabalhadora, tenta também precarizar os serviços e transformar em lucro a exploração do trabalho. Querem reduzir salários e aumentar a exploração de quem carrega a economia do país nas costas. A agenda do governo é totalmente contrária os interesses e ideais dos Trabalhadores do Brasil.

A luta dos trabalhadores pela sobrevivência é desigual, uma verdadeira pandemia. Nossa luta é viral! Quantos ficaram pelo caminho e quantos mais ainda pagarão com seu próprio sangue?

As mortes de líderes ligados às lutas dos trabalhadores no campo, dos indígenas e nas cidades tenta amedrontar e sufocar a resistência às dominações impostas pela elite.

Mas os trabalhadores podem perceber o quão necessários são para movimentação da economia e desenvolvimento do país. Basta ver o atual momento em quem estamos vivendo, com o advento do COVID19, quantos apelos insistentes para que sejam reabertos comércios, shoppings, estabelecimentos educacionais, dentre outros, que revelam o verdadeiro valor das tarefas que executamos diariamente.

O trabalhador no Brasil é esmagado pelo desemprego, pelas péssimas condições dos transportes públicos, da saúde e da educação, além da ausência de segurança e parco lazer. A cidadania sequer pode ser exercida, alguns trabalhadores talvez nunca a tenham conhecido, moram e vivem em localidades totalmente abandonadas pelo poder público, sem água, luz ou esgoto, ainda convivemos, em pleno século XXI, com mazelas inimagináveis.

Nos resta lutar sempre, buscar nas entidades de reivindicação dos anseios dos trabalhadores a necessária organização para buscar a construção da consciência de classe, somos trabalhadores que temos direitos a:

- salário compatível com as atividades desenvolvidas.

- segurança e bem estar profissional.

- planos de cargos e carreiras que valorizem os trabalhadores.

- reconhecimento patronal pela experiência e expertise.

Os trabalhadores, em seu dia internacional, vêm às ruas, mesmo que virtualmente, reivindicar seus direitos básicos e constitucionais. Apenas o que nos é devido. Nada mais!

“Ser trabalhador é ver a luta enquanto o nascer de cada sol, a cada dia, ser trabalhador é verdadeira poesia, o trabalhador precisa de sua própria alegria a contornar toda agonia!”

Fonte: Partes extraídas do texto desafios-do-primeiro- -de-maio-dia-do-trabalhador/
(Marcelo de Queiroz e Ricardo Rocha)