A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Vigilância em Saúde, inicia nesta quarta-feira (5/5), o programa de Castração Animal, realizado em parceria com a ONG Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (Ajuda). São esperados mais de quatro mil animais entre cães e gatos.
Desde o lançamento do programa, no dia 16 de abril, foi disponibilizado um formulário para o cadastramento dos animais e, também, aos interessados em atuar como voluntários nessa ação que acontece no Estádio Municipal Irmãos Capatti (Campão), ao lado da Arena Olímpica João Mambrini.
Três veículos castramóveis chegaram a Paraíso no início da semana e serão utilizados pelas equipes, envolvendo 21 profissionais especializados, além de servidores da Prefeitura que ajudarão no processo. O custo será zero para a população e o Município investirá nesse evento R$ 60 mil em recursos próprios, além de R$ 290 mil de emenda parlamentar destinada para o programa de castração pelo deputado estadual Noraldino Júnior.
O programa faz parte do calendário de eventos comemorativos dos 200 anos de São Sebastião do Paraíso. Desde o início do ano a Prefeitura buscou medidas efetivas a fim de realizar o controle populacional de cães e gatos. A castração acontece a partir das 7h30, de segunda a sexta-feira e vai até o final deste mês. O atendimento seguirá o horário agendado no cadastramento.
Para os animais fêmeas, serão distribuídas gratuitamente roupas pós cirúrgicas. A organização pede que animais machos devem ser levados portando colar elizabetano (ou colar isabelino), que é um instrumento utilizado no pós-operatório veterinário, restringindo os movimentos do animal, impedindo que atrapalhe o processo de recuperação.