INOVAÇÃO

Vereadores conhecem projetos inovadores para coleta e reciclagem de lixo em Paulínia

Por: Redação | Categoria: Cidades | 07-05-2021 15:38 | 884
Foto: ASSCAM

Vereadores à Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso participaram de visita a Paulínia-SP para conhecer um sistema de coleta subterrânea de lixo quinta-feira (6). Acompanhados de representantes da Prefeitura, eles também conheceram o trabalho de reciclagem realizado pela Cooperlínia Ambiental do Brasil no município, cooperativa que é referência nacional.

Na sede da Prefeitura de Paulínia, foi feita uma demonstração do funcionamento da coleta soterrada. Nesse sistema, o contêiner da lixeira é instalado abaixo do nível da rua e, por isso, ocupa menos espaço nas vias públicas. As lixeiras possuem capacidade de três mil litros cada e são divididas em lixo orgânico e lixo reciclável. Elas têm um sensor que avisa quando o contêiner está chegando à sua capacidade máxima, quando a equipe é acionada para fazer a coleta.

A partir do momento que o lixo é depositado no local, não existe mais nenhum contato humano com o material, o que é especialmente importante durante a pandemia de Covid-19 - isso porque o próprio caminhão suspende a lixeira do chão e deposita o lixo na caçamba, encaixando novamente a lixeira no espaço subterrâneo.

Essa operação é feita pelo motorista do caminhão e um auxiliar, que sinaliza o local. O trabalho é realizado no período noturno para não atrapalhar o trânsito. As lixeiras são higienizadas e desinfetadas quinzenalmente, evitando o acúmulo de chorume e a proliferação de insetos.

Durante a demonstração, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos Wladimir Stefani e o agente fiscal Otton de Lima explicaram a operação. "É uma coleta de primeiro mundo que traz benefícios em questão de logística, redução de custos e bem-estar para a população de Paulínia.

Hoje, temos cerca de 52 lixeiras instaladas no município para atender as regiões centrais, evitando proliferação de vetores e a poluição visual. Existe hoje um projeto na Câmara Municipal de Paulínia que pede a implantação desse sistema em todos os condomínios do município e também o aumento da quantidade de lixeiras no município", disse Otton.

O material reciclável é destinado à Cooperlínia Ambiental do Brasil, e a única cooperativa de profissionais da área de reciclagem a conquistar a Certificação de Responsabilidade Social ISO 14001.

Além da questão ambiental, com o beneficiamento de 150 toneladas de recicláveis mensais, o diretor-presidente José Carlos Silva destaca a valorização dos sócio-cooperados: rendimento acima do valor de mercado, capacitação interna e externa e diversos benefícios aprovados em assembleia como vale-alimentação, convênio odontológico, auxílio-médico, descanso remunerado, fundo natalino, e outros.

O presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, Lisandro Monteiro (SD), afirmou que a visita foi muito relevante para o município. "Não fomos apenas visitar, vamos levar a demanda para o prefeito Marcelo Morais e ver uma forma de trazer o sistema de coleta de lixo para cá. Inicialmente, terá um gasto alto para comprar o caminhão, por exemplo, mas isso com certeza vai trazer economia no futuro, porque o veículo vai ter que andar menos vezes na cidade. Além disso, as lixeiras não deixam mau-cheiro, e ninguém consegue mexer no lixo, vai fazer uma enorme diferença para o nosso município".

A visita foi agendada pelo empresário paraisense Claudio Lauria, que também estava presente. Participaram os vereadores Lisandro Monteiro, José Luiz das Graças (PRB), Maria Aparecida Cerize (PSDB) e Vinicio Scarano (CIDADANIA), além do assessor Leonardo Mota (representando Pedro Delfante - PL). Da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, participaram da viagem Giovani Bruno Lanzoni (transporte escolar) e Paulo César Buson (fiscal de Meio Ambiente). Foram recepcionados pela advogada e servidora municipal aposentada, Angela Duarte. (Ascom Câmara Municipal)