Subitamente, a pandemia de coronavírus (COVID-19) alterou o trabalho e os locais de trabalho do setor público. Os servidores públicos estão desempenhando um papel de liderança na resposta à pandemia. Os profissionais de saúde, segurança, cemitério, fiscalização, vigilância sanitária e epidemiológica estão mantendo os sistemas médicos e sanitários funcionando e as famílias em segurança.
Os servidores da Secretaria Municipal de Obras responsáveis pelos serviços urbanos e rurais continuam atuando, de forma contínua, garantindo a manutenção dos serviços públicos ofertado à população.
Do mesmo modo, os servidores responsáveis pela parte burocrática de todas as secretarias e prédio sede da prefeitura, continuam fazendo protocolos, analisando projetos e documentos e atendendo ao público da melhor forma possível.
Por sua vez os servidores responsáveis pelo desenvolvimento de projetos esportivos voltados à população estão desempenhando suas atividades de acordo com as normas vigentes de prevenção ao covid 19.
Já os servidores da educação (professores) reinventaram o método de ensinar através das aulas remotas, enquanto os servidores do quadro administrativo da educação ficam responsáveis pela entrega de atividades e atendimento aos pais.
Todos os servidores têm consciência de que é preciso dar alguma continuidade aos serviços públicos, no entanto, é preciso conciliar isso com a preservação da sua saúde, o que pode ser alcançado com simples ações tais como: garantia dos EPIs (equipamentos de proteção individual), álcool gel sempre ao alcance, ambientes ventilados, espaçamento entre os servidores, garantia de distanciamento com o público atendido, instalação de barreiras em acrílico nas mesas e balcões de atendimento à população, testes de covid 19 periódicos com garantia de isolamento social o quanto antes, evitando assim a transmissão do vírus no ambiente de trabalho.
Em que pese ser pública e notória a gravidade da doença, sem tratamento pontual e definitivo, com orientação da Organização Mundial da Saúde para o não contato com o público e aglomerações , e com o preocupante reconhecimento do Ministério da Saúde de que “não existe tratamento específico para infecções causadas por Coronavírus humano”, os servidores permanecem realizando suas atividades em seu respectivo órgão, sendo obrigados a se deslocarem por variados trajetos para chegar ao trabalho, passando por pessoas de procedências desconhecidas, além da proximidade com colegas e população durante o expediente, o que deverá agravar o quadro de transmissão do vírus.
Portanto, quando a Administração cuida dos servidores públicos, está cuidando também da população, pois com os servidores saudáveis garantirão a oferta dos serviços essenciais e inadiáveis a sociedade.
COVID 19
OS SERVIDORES PÚBLICOS PRECISAM DE CUIDADO E PROTEÇÃO PARA CONTINUAREM SERVINDO A POPULAÇÃO