De autoria do vereador Juliano Carlos Reis (Biju), deu entrada na Câmara de São Sebastião do Paraíso (10/5), o “Projeto Música em Feira-livre”, que prevê apresentações musicais em feiras do município.
“A intenção do projeto é abrir espaços para que os artistas possam expressar seu talento musical em pequenas apresentações e agraciar a população com diversos estilos musicais, despertando interesse por esses eventos e mudando o atual quadro de estagnação em que não se fomenta nada no âmbito cultural”, justifica Biju.
O vereador acrescenta que a inclusão de apresentações musicais visa “incentivar os músicos locais e levar música à comunidade e aos turistas que nos visitam, através das feiras-livres. Despertar desta forma o interesse das pessoas em participar mais ativamente dos eventos musicais da cidade, incentivando o conhecimento de uma maneira ampla, incluindo todos os gêneros musicais e sua diversidade cultural”.
Conforme explica, ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, “criar e organizar um sistema de cadastramento dos artistas interessados, e fechar a agenda das apresentações nas feiras-livres durante o mês”, além da divulgação do nome dos artistas, data e local da feira onde haverá a apresentação. De acordo com o projeto, serão apresentações de no máximo duas horas.
O presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, solicitou para também assinar o projeto que poderá ser estendido, acrescentando não apenas apresentações em feiras livres, mas em outros eventos, como datas comemorativas, carnaval.
O vereador Vinício Scarano disse que todos concordam quando se fala que a educação, o esporte e a cultura, juntos, é a única saída para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Mas é impressionante que, entra ano, sai ano, poucas pessoas dão prioridade e foco para isso.
Cidinha Cerize disse ter visto “com bons olhos o projeto”, salientando que muitas vezes as pessoas vão às feiras para apreciarem os artistas. Temos que fomentar a cultura em nosso município. É uma área que fica muito a desejar, sendo que muito pode ser proporcionado através da música, do teatro. Esse projeto vem fortalecer a cultura local e apoiar a classe artística, afirmou.
“O que é bom, estamos juntos”, disse o vereador Luiz de Paula, ao apoiar o projeto. “Parabenizo o vereador Biju e vou mais além, lembrando que os primeiros a pararem suas atividades na pandemia foram os profissionais da cultura, que em audiência com o presidente da República relataram o abandono do governo em relação a esses trabalhadores”, disse o vereador Sérgio Aparecido.