CURTAS EDIÇÃO 2507

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 12-05-2021 10:11 | 609
Foto: Reprodução

Recorrente
Tema que tem sido recorrente na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, é sobre excesso de velocidade em vias públicas. Há quem defenda colocação de obstáculos, outros falam sobre radares como solução para evitar os abusos, mas ponderam que seria impraticável financeiramente se colocar referidos equipamentos cidade afora. E, enquanto isso o que não falta são condutores de veículos de toda espécie, voando baixo pela cidade, e isso precisa ser coibido.

Qualidade de vida
Se a meta é tornar Paraíso uma cidade aprazível, providência que já deveria ter sido tomada há muito tempo é em relação ao trânsito. Não se consegue falar em qualidade de vida, em meio à insegurança a que a população tem sido exposta, por conta da correria de gente despreparada para pegar em volante,  guidão de motocicleta, ou de bicicletas que, por mal dos pecados têm voltado, “com força” para cima das calçadas, que deveria ser reduto de pedestres.

Tem faltado
Esta coluna pensa que tem faltado é fiscalização, e, ao que consta esta é uma atribuição da Guarda Municipal, de vez que o trânsito depois de muito lero-lero, foi municipalizado, e certamente a municipalização significa que o município passou a ser recompensado financeiramente por isso. Se estivermos equivocados, nos corrijam, mas acreditamos que multas de trânsito, parte do IPVA pago por proprietários, vão para os cofres da Prefeitura. Então, tem faltado o ônus do bônus. Guardas Municipais em vias públicas, orientando o trânsito, e chegando a caneta com fé e vontade, naqueles que esqueceram o aprendido em autoescolas.

Educativa
Anualmente como tem ocorrido neste mês, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil realiza blitz educativa na Campanha Maio Amarelo. Tem sua validade e merece aplausos. De fato, é pela educação que se consegue mudar maus hábitos, também no trânsito. Mas tem muitos dando de ombro, pouco se importando com informações e conselhos recebidos. A esses o rigor da caneta. Quanto aos radares, já que é impossível a instalação em vários pontos, recorram aos radares móveis.

Protestou
O vereador Sérgio Aparecido Gomes reclamou por ter um projeto de sua autoria sido retirado de pauta. Disse que estava na reunião de pauta e precisou ausentar-se e teve o dissabor em saber que seu projeto foi retirado de pauta somente na sessão. A vereadora Cidinha Cerize justificou que o projeto não havia passado pela Comissão de Saúde que emitirá um parecer e deverá ser apreciado na próxima semana. O autor não se contentou com a justificativa apresentada.

Redistribuição
A Universidade Federal de Lavras (Ufla) divulgou no final da semana passada, edital para que professores de instituições federais de ensino, interessados em pedir redistribuição possam se inscrever para atuar em São Sebastião do Paraíso. As vagas são para as disciplinas de Álgebra e Geometria Analítica, Engenharia da Produção, além de Biologia, Biodiversidade e Sustentabilidade. O período de inscrição vai até 23 de maio e deve ser feito por formulário eletrônico. A seleção se baseará na análise da documentação, na avaliação do plano de trabalho, em prova de título e atividades curriculares, além de prova didática. O resultado final do processo seletivo será publicado entre 21 e 23 de junho deste ano.

Delegacia Rural
Segunda (10/5) o deputado Antonio Carlos Arantes se reuniu com lideranças do setor da Polícia Civil, parlamentares e representantes de sindicatos rurais para discutir a criação do modelo de atuação de delegacias rurais e contra roubo, no Estado. Arantes diz saber que os desafios são muitos, mas reconhece já ter acumulado bons resultados no trabalho de combate à criminalidade no campo, por isso o empenho em continuar a atuação neste sentido.

Fundo de Garantia
A partir de agosto, os trabalhadores poderão usar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para abater prestações do primeiro imóvel financiado com recursos do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), que financia imóveis com recursos livres dos bancos. A medida foi aprovada hoje (11) pelo Conselho Curador do Fundo e entra em vigor nos próximos 90 dias. Com a decisão, o mutuário terá duas possibilidades. Na primeira, poderá usar o saldo da conta para reduzir o saldo devedor do imóvel. Na segunda, poderá abater até 80% da prestação em 12 meses, prorrogáveis ao fim de cada período.