SUMIRAM

Onde foram parar estátuas e monumentos?

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 15-05-2021 05:06 | 2298
Praça dos Imigrantes, no Bairro Lagoinha, está faltando a estátua que existia e   simbolizava a criança filho dos imigrantes
Praça dos Imigrantes, no Bairro Lagoinha, está faltando a estátua que existia e simbolizava a criança filho dos imigrantes Foto: Tadeu Ribeiro

Quem pensa ou fala que os brasileiros têm memória curta, podem estar equivocado ou desatualizado. Pode ter acontecido no passado ou muitos anos atrás, mas atualmente brasileiros estão mais atuantes, fazendo suas reivindicações, cobranças e querem respostas e resultados positivos em tem-po mais rápido.

Esta explanação é porque paraisenses, leitores do “JS, têm nos abordado querendo saber o paradeiro, onde está à estátua de uma criança que ficava ao lado da de seus pais, na Praça dos Imigrantes no Bairro Lagoinha, bem em frente ao prédio da Prefeitura”.

Também estão querendo saber sobre o monumento em forma de capacete militar que estava instalado na Praça dos Expedicionários, no Bairro Mocoquinha, bem ao lado do Posto do Colega, onde há os nomes dos saudosos soldados paraisenses que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Querem saber também onde foram parar estátuas em forma de bichos, principalmente a de uma onça pintada que havia no Parque da Lagoinha, onde foram instalados orelhões de telefonia fixa.

Cobranças estão sendo fei-tas, querem respostas e o retorno aos locais onde estavam instaladas, porque fazem sim parte da história do povo e de São Sebastião do Paraíso.

Estes sumiços não aconteceram na administração do prefeito Marcelo de Morais, mas em administrações anteriores. No entanto a atual administração, principalmente a Secretaria municipal de Obras e a de Cultura, podem fazer o levantamento para apurar onde estão, ou o que aconteceu de fato, em relação ao sumiço.

A sugestão feita por paraisenses é que, mesmo se no caso não acharem as originais, mandem fazer outras réplicas, pedem os solicitantes para as autoridades responsáveis pelo restabelecimento das estátuas que fazem parte da história e cultura de Paraíso.

Praça dos Expedicionários na Mocoquinha, está faltando um obelisco em forma de Capacete Militar que existia anteriormente homenageando e simbolizando os pracinhas paraisense que lutaram na 2º Guerra Mundial