Não procede
Sobre nota aqui nas Curtas na edição de quarta sobre a hipótese que servidores da Câmara e um vereador podem ter contraído coronavírus no mutirão de castração de cães e gatos, o prefeito Marcelo Morais, disse que não. “Todas as pessoas que e coincidentemente poderiam ter tido contato com a gente lá, na verdade apresentaram os sintomas bem antes do início da castração de animais, e a hipótese não procede. A Vigilância em Saúde fez o rastreamento”, disse o prefeito.
Reabertura
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso deverá reabrir as suas dependências e retomar suas atividades possivelmente na próxima segunda-feira dia ,24. Seguindo orientação da Vigilância em Saúde, a medida de segurança foi tomada para proteger os cidadãos, servidores e vereadores, após alguns membros do Legislativo testarem positivo para Covid-19. Nesse período, a Casa Legislativa passou por um processo completo de desinfecção, garantindo um ambiente seguro para todos. Conforme comunicado o Legislativo informou que ficou com as dependências fechadas e as atividades suspensas entre os dias 17 e 21 de maio e inclusive a sessão ordinária e a audiência pública sobre a captação obrigatória de água da chuva que aconteceria no último dia 17 e foram canceladas. A audiência será remarcada em momento oportuno.
Quarentena
O presidente da Câmara de São Sebastião do Paraíso, Lisandro Monteiro, precisou sair de cena por estes dias para cumprir prazo de quarentena e isolamento social. Fora de cena, ele foi visto apenas uma vez durante a semana pelas redes sociais em vídeo em que defende a punição aos comerciantes que desrespeitam as normas e protocolos estabelecidos no período de pandemia e critica aqueles que promovem e participam de festas como a registrada no fim de semana passada. Lisandro também não participou da reunião do comitê Covid que decidiu pela adoção de medidas mais duras no combate à doença no município.
Denuncismo
O prefeito de Paraíso Marcelo Morais comentou nas redes sociais ter recebido na manhã de sexta-feira,21, um telefonema do Conselho Estadual de Medicina Veterinária. Do outro lado da ligação um interlocutor informou ter recebido diversas denúncias sobre o mutirão de castração de animais que acontece há três semanas na cidade e requeria informações sobre o evento com a alegação de que os veterinários não poderiam estar trabalhando em Paraíso neste período sob pena de que a Prefeitura poderia ser responsabilizada. A documentação foi encaminhada e em seguida minutos depois outra ligação foi recebida informando que as acusações eram infundadas. É só para aborrecer mesmo, só pode.
Parcerias
Os deputados estaduais que compõem a Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), conheceram as ações executadas pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Sebrae, dentro do projeto Desenvolve Minas Gerais. Desde 2019, o projeto busca fortalecer e disseminar políticas públicas através do trabalho em rede, visando o fortalecimento e promoção do desenvolvimento econômico local. Para o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, o apoio dos deputados pode engrandecer e disseminar ainda mais o projeto. “Vale a pena conhecerem e passar pra frente. É uma das coisas mais ricas que poderíamos fazer pelo país agora, trabalhar muito na geração de emprego”, disse. Ao enfatizar o comprometimento com a causa Melles destacou o trabalho feito pela AMM para a disseminação das ações afirmando que este alongamento que a Associação faz das ações do Desenvolve Minas o deixa muito feliz.
Pedagogia
Com grande estilo e com aplausos entre os seus participantes online, foi encerrada nesta sexta-feira a edição da Semana da Pedagogia promovida pela Libertas Faculdades Integradas. Na semana em que se comemora o Dia do Pedagogo a instituição promoveu a III Semana Acadêmica da Pedagogia que teve como tema Saberes Múltiplos. No período de 17 a 21 de maio, sempre às 19h30 profissionais destacados e especialistas revezaram em palestras e debates sobre as questões mais urgentes da Pedagogia. Foram abordadas questões relacionadas aos desafios para a reorganização do ensino na pandemia, inclusão, identidade e diversidade, ensino presencial e escola como mediadora afetiva entre crianças e famílias em tempos de distanciamento social.
Proporcional
Deu entrada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, projeto de lei, de autoria do deputado Elismar Prado (PROS) que prevê que a Secretaria de Estado da Saúde envie as vacinas contra a Covid-19 para todos os municípios mineiros de maneira proporcional. A medida pode resolver a situação vivenciada pelo município paraisense que nesta semana teria recebido somente 20 doses em uma remessa obtida na Diretoria Regional de Saúde, quando o esperado eram 660 doses.
Todo o Estado
Pelo que consta por todo o estado a mesma situação vem se repetindo envolvendo a discrepância na distribuição de doses. Além da falta de critérios, críticas não tem faltado ao Governo de Minas pela falta de transparência e de diálogo com os municípios sobre o assunto. Municípios e a população não conseguem acompanhar o processo de distribuição das vacinas quando as planilhas referentes a cada remessa, com detalhamento relativo aos grupos prioritários, não são divulgadas pelos órgãos governamentais.
Transferência
Foi em 18 de dezembro de 2020 que saiu no Diário Oficial da União, a publicação da Deliberação 530 informando que a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concedeu anuência prévia para a operação de transferência de controle societário da VCB Transportes Ltda (Viação Campo Belo) para a Expresso União Ltda, do Grupo Comporte. O Grupo Prodoeste, que vendeu a Campo Belo para o Grupo Comporte, também tinha o controle da Viação Formiga, e é concessionário Mercedes-Benz no Oeste e Sul de Minas, além de representante da Michelin pneus. Reflexo desta mudança em Paraíso está na linha que vai até São Tomás de Aquino, já sendo operada por ônibus da União.
Jornal
Na reportagem publicada na edição de quarta-feira,19, sobre o crescimento da quantidade de multas aplicadas em função do desrespeito ao cumprimento das normas de trânsito pelos condutores de São Sebastião do Paraíso, erramos ao mencionar que a relação das multas é publicada no Diário Oficial. Na realidade a publicação ocorre no Jornal do Município que é divulgado eletronicamente a cada 15 dias pela Prefeitura. Pelo menos nas últimas três edições foram divulgadas centenas de infrações cometidas pelos motoristas.