CURTAS EDIÇÃO 2511

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 26-05-2021 07:58 | 570
Foto: Reprodução

Visita presidencial
Algumas lideranças de São Sebastião do Paraíso já estão se mobilizando para acompanhar de perto a visita do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro na região. Conforme anunciado neste início de semana, ele deverá estar em Mococa (SP) no próximo dia 1º de junho onde participará de um encontro com produtores de café e de leite de toda a região. A comitiva do presidente contará com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina Correa da Costa Dias; do Meio Ambiente, Ricardo Sales e da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, além de deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, apoiadores e simpatizantes.

Do lado de cá
Ainda entre os mineiros da região, há informações de que lideranças estariam se mobilizando para arrastar o presidente para o lado de Minas. A recepção seria em Guaxupé uma das principais cidades produtoras e exportadoras de café do Brasil e também endossada por empresários do setor calçadista, eletromagnéticos e outras de grande porte que manifestaram prazer em receber a visita do presidente em suas instalações. A vinda de Bolsonaro está quase certa e o convite foi enviado a ele neste início da semana. Todo esforço está sendo feito para que seja aceito, já que o presidente da Câmara de Guaxupé, Donizetti Luciano dos Santos possui contatos no governo que estão tentando ‘ajudar’ a concretizar a visita. De Paraíso nada se cogita.

Lockdown
E o cerco vai se fechando entre municípios no entorno de São Sebastião do Paraíso onde a luta contra a Covid-19 vem sendo travada com bastante intensidade. Do lado do estado de São Paulo cidades como Altinópolis, Batatais, Ribeirão Preto e Franca estão de lockdown, conhecido como confinamento das pessoas e restrições máximas das atividades. Do lado de Minas, Passos e Guaxupé estão adotando regras mais rígidas para o controle da população e suas respectivas movimentações. Ainda assim em todos os lugares tem muita gente abusando dos riscos da doença.

Caos
A vizinha Passos tem vivido dias de caos em relação a crise da saúde no que tange o atendimento da Covid-19. No final de semana há 10 dias, foram registrados 12 óbitos. A fila de espera é longa e todos os leitos para tratamento estão ocupados.  A situação chegou a ficar tão crítica ao ponto de no último sábado,22, pacientes serem transferidos para Juiz de Fora e também para São Sebastião do Paraíso, entubados. No que tange a distribuição de vacinas Passos está em vantagem já que proporcionalmente ao índice populacional tem ficado com muito mais doses do que as que são enviadas aos paraisenses. São situações distintas que poderia revelar que a via é de mão dupla, mas não é. Tanto lá como á tem populares abusando e desafiando os efeitos da doença.

O que se passa?
Quando se fala em vacina, aí cabe um questionamento. Como se sabe, idosos na faixa de 66 anos continuam aguardando a aplicação da segunda dose em Paraíso. São 650 doses que deveriam ter chegado. Vieram apenas 20. A Regional de Saúde em Passos teria alegado falta das referidas vacinas Coronavac. No entanto, no mesmo dia curiosamente a Prefeitura de Passos anunciou vacinação para idosos na referida faixa etária. Se ainda não foi, o fato precisa ser levado ao conhecimento do governador Romeu Zema. Anteriormente o número de doses vindas para Paraíso eram proporcionalmente menores que os disponibilizados para outros municípios.

Em falta
Mais de mil Municípios ainda relataram a falta de vacina para imunizar a população contra a Covid-19 nesta semana, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Participaram do levantamento, realizado entre os dias 17 e 20 de maio, 3.287 Municípios. Entre os Municípios que declararam enfrentar esse problema, a falta de vacinas para a segunda dose atingiu 79,3%. Já 39,9% dos Municípios não conseguiram aplicar a primeira dose no grupo prioritário.

Audiência
Foram marcadas para a próxima quinta-feira, 27 de maio, a partir das 15 horas a realização de audiência pública para prestação de contas do setor da Saúde, referente ao primeiro quadrimestre de 2021 em Paraíso. A ação está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal e deve ocorrer três vezes ao ano, respectivamente, nos meses de fevereiro, maio e setembro. Na mesma oportunidade serão apresentados detalhes sobre receitas e despesas da execução do programa orçamentário da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso para este período.  Ambas as reuniões deverão ter transmissão da TV Câmara.

Virtual
O assunto volta às aulas continua sendo tema de debates na Câmara de Paraíso e na última segunda-feira foi pauta de cobrança na Tribuna Virtual, com o questionamento a respeito das aulas presenciais. Segundo consta já havia um planejamento sendo trabalhado e até com data marcada para retomada em 24 de maio, mas não se concretizou. A cobrança ganhou eco nas vozes da vereadora Cidinha Cerize e dos colegas Vinício Scarano e Pedro Sérgio Delfante. Reunião com dirigentes das escolas particulares ocorreu semana passada e nenhum vereador participou.  A autorização para a volta às aulas seria dada a quem se responsabilizasse por algum acontecimento adverso, no entanto, ninguém assumiu ou aceitou a proposta.

Tribuna Livre
Para tratar do fornecimento de alimentos, uma refeição ou ao menos um lanche para pacientes internados no Centro Covid, Sueli Soares Silva, fez uso da Tribuna Livre no sentido de levar ao Executivo uma proposta para atendimento a questão. Ela disse que tem acompanhado vários casos de pessoas impossibilitadas de adquirir uma xícara de café e que poderiam ser atendidas pela ação social da municipalidade. Os vereadores Toninho Picirillo e Juliano Carlos Reis se sensibilizaram com a questão e se disponibilizaram em fornecer marmita e o outro respectivamente, a levar o alimento até o local de atendimento para que as pessoas não passem necessidade.