CURTAS EDIÇÃO 2512

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 29-05-2021 06:54 | 5590
Foto: Reprodução

Vermelha
O Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu, na quinta-feira,27, pela manutenção da microrregião de São Sebastião do Paraíso na Onda Vermelha do plano Minas Consciente. O mesmo acontecesse com a macrorre-gião Sul. A Secretaria de Estado da Saúde admite que a situação regional é de maior estresse e confirmou o envio de uma força tarefa para Passos, visando reorganizar o sistema de saúde e transferir mais pacientes. No último final de semana pelo menos um dos doentes daquela cidade foi encaminhado para São Sebastião do Paraíso e outros dois para Juiz de Fora.

Restrições
E continua a onda de cidades que estão adotando medidas mais restritivas para conter o avanço da Covid-19 na região. Cidades como Ibiraci, Cássia, Alpinópolis entre outros municípios no entorno de São Sebastiao do Paraíso decretaram lockdown com o fechamento das cidades. Passos e Guaxupé que também experimentam uma explosão de casos da doença tiveram a implantação de decretos mais rígidos e podem endurecer ainda mais com outras medidas. Já em Paraíso até a próxima quarta-feira, 2/6, permanecem as medidas como toque de recolher às 20 horas, funcionamento de delivery apenas para entrega, e avaliação constante na quantidade de casos novos, internados e óbitos.

Expectativa
O vereador Marco Antônio Vitorino está prestes a receber alta na Santa Casa de Misericórdia, em São Sebastião do Paraíso onde se recupera dos efeitos da Covid-19. Segundo informações ele testou positivo há cerca de 12 dias e apresentou sintomas simples da doença. A internação ocorreu no dia 20 de maio, como opção para que tivesse repouso completo e absoluto, além de poder receber atendimento especializado. No quarto ele ficou longe do telefone celular para garantir sossego total e é onde vive a expectativa de que possa ter alta nos próximos dias para continuar a recuperação em casa. Mesmo à distância o que não faltam são vibrações positivas e mensagens de melhoras ao parceiraço.

Mais um
O vereador Marcão é o quarto neste mandato a contrair o coronavírus. Antes mesmo de ser empossado o professor de educação física Márcio Aurélio de Carvalho, também teve a doença que acabou o levando a morte no final de 2020. Nesta legislatura os vereadores Luiz Benedito de Paula e Maria Aparecida Cerize Ramos também tiveram de enfrentar a Covid-19 e se recuperaram bem. Vinício Scarano e o presidente Lisandro Monteiro tiveram de se afastar em função de suas respectivas esposas terem contraído o vírus. Desde o ano passado que a Casa Legislativa teve funcionários e vereadores atingidos e que viveram o drama da doença.

Presentão
Terminou nesta semana em São Sebastião do Paraíso o Mutirão da Castração, considerado como o maior programa de castração de cães e gatos já realizado no Brasil. Desde o início do mês foram 17 dias de evento quando foram atendidos e castrados 3.445 animais. Não fossem algumas faltas seria atingida a meta de esterilizar quatro mil animais, mas ainda assim o balanço foi considerado positivo pelos responsáveis. Há quem diga que este foi um “presentão adiantado em comemoração aos 200 anos de Paraíso para nossa população” ao comemorar o feito. Dia da Mulher passou em branco, assim como o Dia das Mães.

Essenciais
Depois de tamanha discussão sobre o que é e o que não é essencial ocorrida em abril quando da determinação da Onda Roxa em Minas Gerais, os vereadores de Paraíso asseguraram algumas definições para alguns setores. As atividades de salões de beleza, barbearias, lojas e microempreendedores da cidade são consideradas como serviços essenciais enquanto durarem as medidas restritivas para combate à pandemia de Covid-19 - é a premissa do projeto de lei aprovado e enviado à sanção do prefeito municipal. Ela abrange os profissionais cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, maquiadores, manicures, pedicures, lojas e microempreendedores.

E ...
Também permite a utilização do sistema de agendamento do atendimento ao cliente, determinando o atendimento de uma pessoa por vez, de modo a evitar aglomerações e respeitar as exigências sanitárias no caso de restrições severas.

Jornada
Tramita na Câmara dos Vereadores de Paraíso um projeto que estabelece mudanças sobre o controle de frequência de jornada dos servidores municipais nos cargos de Fiscal de Tributos, Fiscal de Urbanismo, Fiscal de Vigilância Sanitária e Fiscal de Meio Ambiente. A proposta revoga as normas atuais que dispensam esses cargos do chamado “ponto”, que marca o início e o final da jornada de trabalho. Devido a complexidade da atividade, a distância e o local determinado para o registro das ações muitas vezes desnecessária já que por si só é possível ir e vir do campo de jornada. As mudanças estão sendo acompanhadas pelo Ministério Público através de um Termo de Ajustamento de Conduta.

Fortalecimento
O Prefeito Marcelo Morais e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Ronaldo de Carvalho, participaram nesta semana da reunião dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A municipalidade foi colocada à disposição de todos, sendo reforçado o apoio ao grupo e afirmando que a Prefeitura é parceira no que for necessário. Conforme foi enfatizado aos presentes o objetivo da administração é fortalecer os conselhos municipais, a fim de que eles sejam autônomos e possam colaborar com a comunidade paraisense da melhor forma possível. Algumas entidades aguardam respostas de reuniões, acordos e promessas feitas desde o início do ano até agora a espera de soluções.