ACISSP EM FOCO

Casa Milaneze Empório Gourmet completa 11 anos

EMPRESAS E EMPRESÁRIOS
Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 06-06-2021 09:29 | 1467
Kleber Kazuo Horii, Andréia Milaneze Horii e Márcinho Prieto
Kleber Kazuo Horii, Andréia Milaneze Horii e Márcinho Prieto Foto: Nelson Duarte

Andréia Milaneze Horii e seu marido, Kleber Kazuo Horii, são farmacêuticos. Ela, farmacêutica industrial, mas atua com acupuntura, Kleber é farmacêutico bioquímico, em farmácia de manipulação. Moraram no Japão por três anos, e retornaram para o Brasil em 2010. A princípio a ideia era abrir uma farmácia de manipulação, mas decidiram que não iriam ficar em suas áreas de formação.

“Começamos pesquisar, fizemos vários cursos de comércio durante alguns meses, nos preparamos, até que abrimos a loja Casa Milaneze Empório Gourmet. A escolha se deu pelo nome de minha família, que é conhecida em Paraíso como fruticultores. São de Valinhos (SP) trouxeram a fruticultura e receberam títulos de Cidadãos Paraisenses”, conta Andréia Milaneze. 

Quando da abertura da loja a sociedade era formada por Kleber, Andréia e seu irmão, Daniel Milaneze, que depois de algum tempo deixou o empreendimento.

A princípio ia ser uma loja de hortifruti, um pouco diferenciada no sentido de designer, com grama artificial, cestinhos de palha. Na elaboração do projeto um amigo lhes deu um toque, sugerindo colocassem bebidas também. “Começamos pedir catálogos para importadoras (a maioria desses destilados são produtos importados), e nos catálogos vimos outros que conhecemos no exterior, por exemplo, temperos e cervejas que o Kleber experimentava. E fomos agrupando esses produtos na loja”, explica.

Andréia conta que em um fim de semana ela e Kleber se reuniram com amigos para fazer um fondue e tomar vinho. “Encontramos produtos mais comuns de mercado, e percebemos que havia outras opções não encontradas em Paraíso, e isso nos despertou para agrupar vinhos no mix da loja”.

Sobre o Empório Gourmet, complemento que vem logo em seguida ao nome de Casa Milaneze, Andréia observa que “tem o sentido de chamar atenção que se trata de produtos de melhor qualidade”.

Inicialmente tínhamos também uma gama enorme de produtos naturais, mas com o tempo os clientes passaram selecionar. Extinguimos os hortifrutis, e os produtos naturais também. Começamos com poucas cervejas, praticamente fazendo testes. Atualmente as artesanais são nosso carro-chefe, diz Andréia.

A Casa Milaneze Empório Gour-met também disponibiliza em sua loja,  queijos, em sua maioria importados, temperos, destilados, vinhos, chocolates suíços, belga, alemão, italiano, bolachinhas amanteigadas  para presentes. Presuntos tipo Parma, Jamon Serrano, salames. “Montamos cestas para terceirizados e para venda direta ao consumidor, e fazemos entregas. Pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp. Mandamos fotos, e o cliente escolhe. Sempre fizemos isso, mas agora com maior frequência”, explica. Outro diferencial são as embalagens trabalhadas com esmero.

Desde 2019 em parceria com Márcio Prieto (foi proprietário do Único),  a Casa Milaneze diversificou e passou a servir hambúrgueres  na loja. “Ele é nosso amigo, gosta de cozinhar e quando decidiu arrendar seu restaurante, passamos fazer alguns jantares em nossa loja. Eram feitos sob reserva, pratos mundiais,  diferenciados”.

Andréia explica que alguns clientes já conheciam os hambúrgueres feitos pelo Marcinho, e começaram pedir que, um dia daqueles de jantar, fosse com hambúrguer. “Eram os dias que mais vendíamos, e assim decidimos ficar somente com hambúrguer. Inicialmente de quarta a sexta, e depois passou a ser de segunda a sexta, no entanto a loja é aberta também aos sábados”.

“Como nossa atividade é totalmente diferenciada, somos o primeiro empório gourmet de Paraíso e região,  pessoas vêm nos conhecer e acabam abrindo lojas em suas cidades. É um ramo que devemos estar atentos a todo momento, tanto em relação a preços, por exemplo em época de alta do dólar, o que faz que busquemos outras marcas e variedades, mas sem perder a qualidade. E isso tem sido feito nesses onze anos de existência da loja, de vez que é um mercado muito volátil, e os produtos nem sempre estão na linha das importadoras, acabam mudando” afirma Andréia Milaneze.

Nesse período de pandemia segundo ela, a parte de comércio caiu bastante, no entanto, os hambúrgueres estão segurando o faturamento, pois com o delivery a loja funciona, mesmo com todas as restrições, está equilibrando . Apesar de tudo temos uma janela grande para trabalhar, tanto na parte de presentes quanto no consumo, comidas e delivery, isso já faz parte de nossa rotina, enfatiza.

A Casa Milaneze Empório Gourmet também tem sido espaço e parceira em momentos culturais no interior da loja, e fora dela, como ocorreu nos lançamentos de livros dos escritores paraisenses Lara Galvão e Bruno Felix, o Bazar Mandacaru em apoio aos artesãos e profissionais independentes, curso de degustação de vinhos, hambúrgueres chope no Foodpark, e participação na Feira da Estação.

Perguntado sobre seu ponto de vista sobre a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços, Andréia Milaneze afirmou: "Tenho sentido que a ACISSP tem tentado ajudar o comerciante local com diversas alternativas, promovendo campanhas e cursos online gratuitos, programa de venda com preço bem mais acessível, além de doações de equipamentos para o sistema de saúde de nossa região, apoio aos militares na campanha de arrecadação de alimentos, dentre outras ações. Procurando exercer o papel de uma verdadeira associação, que é proporcionar o crescimento conjunto dos associados e da população regional como um todo. Acredito que o verdadeiro sucesso só é possível se crescemos  junto com a sociedade em que vivemos".