CEF

Sistema adotado pela Caixa sobre pagamento de cheques têm gerado reclamações

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 06-06-2021 05:28 | 3740
Foto: Divulgação

O Jornal do Sudoeste tem sido procurado por leitores com reclamações sobre a Caixa Econômica Federal relativas ao pagamento de cheques, conforme relata o pintor  João Batista Ribeiro.

Pintor de paredes, ele explica que há poucos dias recebeu de seu cliente, cheque em certa quantia como forma de pagamento por ter feito a pintura de um imóvel residencial em Paraíso.

O pagador lhe deu a quantia exata do valor de seu serviço prestado, cheque da própria Caixa Federal. Foi à agência receber. Bem atendido por atendente que fica na sala onde estão os caixas eletrônicos.  Mas para sua surpresa foi informado que a Caixa Econômica não faz este tipo de operação em seus caixas. Não paga o cheque na “boca do caixa).

O pintor ficou indignado com o estabelecimento, que é banco estatal federal. E questiona: “Então, por que a Caixa fornece cheque aos seus clientes, pois neste caso cheque não tem valor nenhum”. 

João Batista Ribeiro foi informado por uma atendente que já faz mais de um ano que a Caixa não “desconta” cheques, ou seja, não efetua pagamentos nos caixas. Terá que depositar em conta na própria caixa, caso tenha, ou em agência onde seja correntista, para poder sacar. Mas no caso do pintor João Batista e outros que não têm conta na Caixa, foi e tem sido grandes transtornos. Não se consegue “descontar”.

E ele reforça a pergunta: “Então para que fornecer talões de cheque, se são pagos somente com depósito em conta”?

Na manhã desta sexta-feira (4/6), uma pessoa solicitou a presença da Polícia Militar para registrar ocorrência, por não ter conseguido receber o valor de um cheque.