CURTAS EDIÇÃO 2515

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 09-06-2021 07:32 | 5635
Foto: Reprodução

Abatido
As batalhas dos últimos dias, semanas e meses desde que assumiu o comando da prefeitura da cidade tem consumido muita energia do prefeito Marcelo Morais, que tem deixado transparecer ar de cansaço. Segundo pessoas mais próximas ele tem dedicado noite e dia aos afazeres de administrador municipal muitas vezes entrando madrugada à dentro na luta para tentar conter o avanço da Covid-19 na comunidade entre outros desafios que o cargo o impõe.

Positivo
O vereador José Luiz das Graças é o quinto a testar positivo para a Covid-19 somente nesta legislatura na Câmara Municipal de Paraíso. O vereador anunciou que na semana passada realizou o teste rápido que confirmou a contaminação com o coronavírus. Desde sexta-feira, 4 de junho, que ele se recolheu em sua residência em quarentena para ficar isolado e evitar contaminar outras pessoas, deixando de lado seus afazeres pessoais e também enquanto vereador. Antes dele também contraíram a doença, Marcio Aurélio de Carvalho, Luiz Benedito de Paula, Maria Aparecida Cerize Ramos, Marcos Antônio Vitorino. Outros servidores e assessores parlamentares na Câmara também esbarraram na doença.

Recuperação
Os vereadores Marcos Vitorino e Juliano Carlos Reis e José Luiz das Graças se ausentaram da sessão ordinária, segunda-feira (7/6). Marcão se recupera da Covid-19 depois de ficar hospitalizado por cerca de 10 dias, mas já se encontra em sua residência onde segue o tratamento. No caso de Biju, o isolamento se deu em função de sua esposa Viviane Reis estar hospitalizada em tratamento de sequela da doença. Os colegas de Legislativo encaminharam a todos, votos de plena recuperação e pronto restabelecimento. No mês passado foi registrado um surto de coronavírus na Câmara fazendo com que as dependências do Legislativo fossem fechadas para um trabalho de desinfecção.

Dobro
E Paraíso ultrapassou no início da semana a triste marca de 200 pessoas falecidas em função da Covid-19. Até 31 de dezembro de 2020 eram 50 óbitos e nestes primeiros seis meses de 2021 a situação mais que triplicou. Em comparação com a vizinha cidade de Guaxupé, que nesta semana chegou a casa de 100 mortos e motivou com que a prefeitura de lá adotasse medidas mais rigorosas para conter a doença, Paraíso tem mais do que o dobro de mortos. O clima na cidade, obviamente é de tristeza imensa, principalmente entre familiares, amigos e conhecidos que perderam entes queridos. A exceção é de insensíveis organizadores e participantes de festinhas registradas todos os finais de semana no perímetro urbano e na zona rural no município.

Regulamentação
Um pedido de regulamentação do serviço de transporte público foi feito na reunião dos vereadores na segunda-feira,7 de junho. Vários se manifestaram favoráveis a questão, sendo uma das atividades que têm crescido consideravelmente na cidade enquanto que o tradicional transporte coletivo só vai minguando a cada dia que passa. O prefeito Marcelo Morais confirmou que já possui a minuta de um projeto que deverá ser encaminhado para apreciação da Câmara. De tabela ele antecipa que pretende também enviar junto a regulamentação do serviço de mototáxi na cidade.  É uma daquelas chamadas medidas impopulares que precisam ser enfrentadas.

Comorbidades
O presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro fez uma postagem nas redes sociais questionando e afirmando ter recebido denúncias sobre pessoas que teriam sido vacinadas sem apresentar algum dos indicativos exigidos. A existência de possível fraude foi rebatido de pronto pelo prefeito Marcelo Morais que afirmou que não se questiona os procedimentos médicos e cobrou que as acusações feitas fossem apresentadas diretamente a ele para apuração. Posteriormente Lisandro mencionou que foi questão de interpretação e que Executivo e Legislativo estão unidos para o bem de Paraíso.

Distribuição
A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso está entre as entidades hospitalares que receberam medicamentos distribuídos pelo Governo de Minas para o combate a Covid-19.  De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas foram distribuídos para 78 unidades hospitalares, em 68 cidades, 39.715 unidades de Fentanila, Remifentanila, Cisatracúrio e Atracúrio.

4 a 7 dias
Os insumos são direcionados às instituições que se encontram com níveis considerados críticos de disponibilidade dos medicamentos. Os itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19, sendo que o fentanil foi adquirido pelo Governo de Minas e os demais pela União. Os sedativos são suficientes para cobertura de quatro a sete dias.

Avaliação
Teve início na segunda-feira,7, o prazo para os alunos da rede pública estadual de Minas realizarem a Avaliação Trimestral. Até 25 de junho, a Avaliação estará disponível para a verificação do nível de aprendizagem dos estudantes. A prova acontece durante o Regime de Estudo não Presencial e pretende contribuir para fornecer subsídios ao professor para constatar se os objetivos de ensino estabelecidos foram atingidos.

Exames online
A Avaliação Trimestral é destinada aos estudantes a partir do 2º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, além das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e correção de fluxo. Os exames estão disponíveis on-line, via aplicativo Conexão Escola 2.0 e web, e também de forma impressa para quem não tem acesso à internet.