FILAS NO BANCOS

Vereadores e prefeito se reúnem com representantes de bancos para tratar sobre filas

De efeito prático, pouco se conseguiu além de colocação de tendas
Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 16-06-2021 10:24 | 895
Foto: Nelson P. Duarte/Jornal do Sudoeste

Na busca de encontrar soluções para grandes filas que têm se formado para ter acesso a algumas agências bancárias, e da demora no atendimento, motivo de reclamação de usuários, vereadores e o prefeito Marcelo Morais reuniram com representantes de instituições na tarde desta terça-feira (15/6).

Na reunião realizada no plenário da Câmara Municipal, o vereador presidente, Lisandro José Monteiro disse que têm recebido várias denúncias, e que ao convidar representantes das instituições financeiras, a intenção era de forma conjunta encontrar forma de minimizar a situação. “Como está não pode ficar”, disse.

Salientou ter lhe chamado a atenção o número de idosos que ficam em pé, expostos ao tempo, por algumas horas a espera de atendimento.

A vereadora Cidinha Cerizze questionou se há a possibilidade de agendamento por parte das agências, e um possível aumento no horário de atendimento. “O que pode ser feito para diminuir este impacto”, perguntou.

Cidinha alertou para o risco de contaminação nas filas, de vez que muitas das pessoas que enfrentam as filas são simples, sem orientação. O vereador Luiz de Paula também ressaltou a necessidade de se buscar adequação usuários dos serviços e os bancos.

O vereador Juliano Reis (Biju) disse que quem passa nota pessoas acumuladas, e que não observam maior distanciamento.

Representantes do Banco Itaú, da Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil fizeram ponderações sobre seus atendimentos. Salientaram que a maioria de usuários não teria necessidade de ir às agências, tendo em vista serviços que são disponibilizados por via eletrônica em seus canais digitais. E que serviços podem ser agendados.

Nos últimos dias, conforme foi dito, em parte o aumento de pessoas procurando por atendimento são aposentados para cumprir com a chamada “prova de vida”, exigência feita para que continuem recebendo benefícios do INSS. Outros casos de atendimento presencial se devem para assegurar que aposentados recebam, por exemplo, suas aposentadorias, pois ocorria de alguém da própria família utilizar da senha e receber, causando transtornos para o aposentado.

Na Caixa, a tendência é que as filas sejam frequentes com o pagamento do Auxílio Emergencial.

De efeito prático para se evitar as filas, foi sugerido que sejam montadas tendas próximo à agência da Caixa para que usuários aguardem ser chamados por um serviço de som. Quanto ao distanci-amento, a sugestão é que se demarque com tinta.

O prefeito Marcelo Morais disse que havia uma tenda próximo à Caixa, e foi retirada porque não estava sendo utilizada, mas se comprometeu em providenciar a colocação.

O presidente da Câmara, Lisandro Monteiro sugeriu que o prefeito também estude a possibilidade de colocar outra tenda no calçadão, nas proximidades do Banco Mercantil.

Gerentes afirmaram que costumam solicitar que pessoas guardem distanciamento nas filas. Momentaneamente são atendidos, mas infelizmente minutos depois tudo está como antes.

Também identificam que clientes de cidades vizinhas onde as agências por determinação de decreto municipal estão fechadas, têm vindo a Paraíso em busca de atendimento. “Não podemos negar”, explicam.

Um sindicalista presente à reunião solicitou que bancários sejam prioritariamente vacinados contra covid, justificando que essa medida irá contribuir para a agilidade no atendimento. Sugeriu que a própria Fenabran – a Federação Nacional dos Bancos, criei mecanismos para focar atendimento a clientes do próprio município onde estão situadas as agências.